Rá-Tim-Bum! Por dentro da exposição dos 20 anos do Castelo Ratimbum
Há 20 anos a TV Brasileira estreou a maior produção infantil brasileira já feita para a TV: O Castelo Rá-Tim-Bum. Um universo que o Museu da Imagem e do Som de São Paulo abriu ao público até o dia 16 de novembro de 2014. Organizado pelo curador Renan Daniel, a exposição é mais que um passeio nostálgico ao universo de Nino, do ratinho e de diversos personagens que fizeram parte da infância dos anos 90. É o resultado de uma vasta pesquisa histórica e conceitual do Castelo e todos os seus detalhes.
Desde a entrada, todos os ambientes apresentam roteiros originais anotados pendurados nas paredes, desenhos dos personagens (da primeira concepção ao final), manequins deles em tamanhos reais, fantoches e cenários. Muitas das peças também são interativas, o que torna o passeio ainda mais nostálgico.
Dez ambientes, como o saguão, a biblioteca e o quarto do personagem Nino (incluindo até a porta giratória) foram recriados com riqueza de detalhes. Bonecos originais, como a cobra Celeste, o Porteiro, o Mau e as botas Tap e Flap também estão em exibição. E o passeio flui de forma mágica.
Os visitantes são recepcionados pelo porteiro e logo na entrada encontram com uma projeção do Nino apresentando o Castelo. O famoso relógio que anuncia a chegada do Dr. Vítor está ao seu lado simbolizando o momento em que nos despedimos do nosso tempo e mergulhamos no tempo do Castelo.

Há ainda uma área com vídeos, mini-documentários resultados de entrevistas com diversos profissionais envolvidos na criação e execução do programa. Vale muito a pena parar para ouvir as histórias e curiosidades do Castelo.
Um detalhe que poucos percebem é que, ao visitar o quarto da Morgana, há um áudio em que a personagem lança um feitiço para "encolher" os visitantes. Nesse momento, passamos por um "portal" em que visitamos as áreas menores como o ninho dos passarinhos cantores e o lustre das fadinhas Lana e Lara.

Se vale a pena? O passeio é sensacional, e vale muito a pena! Não perca a oportunidade de conhecer.
Minha torcida é que ela possa vir ao Rio para que eu possa voltar! E segundo o curador Renan Daniel as chances são grandes. A expectativa é que a exposição possa visitar outras regiões do país.
Sobre o programa
Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa de televisão brasileiro voltado para o público infanto-juvenil, produzido e transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. O programa foi parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, e deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. O Castelo é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros. Com a colaboração de 250 profissionais entre diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores de português, especialistas em pedagogia, o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Ainda em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon. A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.
Folder da exposição
Agora você pode visualizar e fazer download do Folder da exposição em qualquer lugar que estiver!Para acessar clique aqui.

Ficha Técnicas
Data: de 16 de julho a
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Local: MIS-SP.
Endereço: Avenida Europa, 158 − Jardim Europa − zona Oeste − São Paulo.
Preço: na bilheteria, R$ 10. Antecipado, R$ 30. Estudantes têm 50% de desconto.
Tel.: (11) 2117-4777.
http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1602
Comentários
Postar um comentário