segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013: os grandes vencedores

 
A noite de 24/02 foi a grande noite do ano em Hollywood: o Academy Awards 2013. “Argo”, de Ben Afflec, ganhou o grande prêmio da noite de melhor filme, além de 2 outros prêmios. Mas “Life of Pi” (As Aventuras de Pi) foi a produção que mais ganhou prêmios, 4, incluindo o surpreendente Oscar de melhor direção para Ang Lee (segunda vez que ele ganha o prêmio, sendo a primeira com O Segredo de Brokeback Mountain). “Les Miserables” (Os Miseráveis)  ganhou 3 Oscars, “Django Unchained” (Django Live) e “Skyfall” ganharam 2 Oscars cada um.

O apresentador da noite, Seth MacFarlane, foi elogiado e engraçado, mas na minha opinião muito pretencioso. Não consigo engolir a postura do humorista em se achar a última Nutella do mercado. Certamente Tina Fey faria um trabalho muito melhor (como a impagável apresentação com Amy Poehler no Globo de Ouro).

Alguns dos momentos mais memoráveis da noite:
  • Michelle Obama fazendo uma aparição surpresa (e desnecessária) por video conferência para anunciar o grande prêmio da noite. A todo momento esperava que o Obama aparecesse de pijama no fundo.
  • Richard Gere passa o envelope com o vencedor do Oscar para Renée Zellweger... Renée congela e Queen Latifah toma o cartão da mão dela e lê o vencedor. Após o anúncio dos indicados da categoria seguinte, Renée abre o envelope com o nome do vencedor e... passa o cartão para Richard Gere ler. Tipo... Acho que Renée Zellweger não sabe ler. Ou talvez ela estava tão bêbada que ficou com ainda mais dificuldade de abrir os olhos.
  • Os técnicos de som usaram a trilha de "Tubarão" para acelerar os discursos dos vencedores nas categorias técnicas, mas deixaram as celebridades vencedores nas categorias principais falarem quase infinitamente.
  • Fizeram uma homenagem meia-boca aos 50 anos da franquia 007. Não levaram nem sequem um ex-James Bond para o palco.
  • O discurso de Ben Affleck pelo prêmio de melhor filme foi emocionante. "Não importa se você for derrubado pela vida. O que importa é que você se levante" disse se referindo às duras críticas que recebeu nos últimos anos pelos seus trabalhos como diretor.
  • Jennifer Lawrence tropeçou enquanto subia no palco para receber o prêmio de melhor atriz. E Hugh Jackman e Bradley Cooper correram como perfeitos cavalheiros para socorrê-la. Foi uma cena tão bonitinha...
  • Lincoln foi a grande surpresa da noite, por só ganhar um prêmio. Talvez esse seja um sinal dos tempos, grandes épicos históricos que evocam o patriotismo americano não são mais considerados favoritos ao Oscar.
  • Performance classuda e educada de Adele do tema de "Skyfall", apesar do som da orquestra estar absurdamente mais alto a ponto de quase não ouvirmos sua voz. Ela segurou no carão.
  • Meryl Streep anunciou o vencedor do prêmio de melhor ator antes de abrir o envelope. Era tão óbvio também...
Abaixo segue a relação dos vencedores:

1. Supporting Actor: Christoph Waltz
    Merecida vítória do ator pela sua performance em Django.

2. Animated Short Film: "Paper Man"
    Com certeza, o curta da Disney era o favorito. Lindíssima animação. Assista abaixo:


3. Animated Feature Film: "Brave"
    A animação é bem inferior aos padrões Pixar, mas acabou ganhando o Oscar graças à animação do cabelo da heroína, que é realmente impressionante.

4. Cinematography: Claudio Miranda for "Life of Pi"

5. Visual Effects: "Life of Pi"

6. Costume Design: "Anna Karenina"

7. Makeup and Hairstyling: "Les Miserables"
    Prêmio merecidíssimo para uma das produções mais emocionantes do ano. A ambientação estava perfeita.

8. Live Action Short Film: "Curfew"

9. Documentary Short Subject: "Innocente"

10. Documentary Feature: "Searching for Sugar Man"

11. Foreign Language Film: "Amour"

12. Sound Mixing: "Les Miserables"
      Mais um prêmio merecido pela produção. Preciso dizer mais uma vez que ela é impecável?

13. Sound Editing: "Zero Dark Thirty" e "Skyfall" (empate)

14. Supporting Actress: Anne Hathaway
      O segundo prêmio mais previsível da noite. A atriz fez um trabalho tão emocionante com "I Dreamed a Dream" em "Les Miserables" que, mesmo sendo pequeno, deixou todos certos de que esse Oscar era dela. 

15. Film Editing: "Argo"
      O filme é realmente excepcional também nos quesitos técnicos. Em especial a edição foi realmente brilhante, tornando o filme dinâmico e com um toque documental. 

16. Production Design: "Lincoln"

17. Original Score: "Life of Pi"

18. Original Song: "Skyfall"
      Prêmio merecido para a música interpretada por Adele. 

19. Adapted Screenplay: Chris Terrio por "Argo"

20. Original Screenplay: Quentin Tarantino por "Django Unchained"
      Certamente o melhor roteiro original. Tarantino é louco, mas é um gênio das telas. Django é uma obra prima que, na minha opinião, até supera "Bastardos Inglórios".

21. Directing: Ang Lee
      Diretor de "As Aventuras de Pi" levou o prêmio mais surpreendente da noite. Todos acreditavam que a estatueta seria de Ben Affleck.

22. Actress: Jennifer Lawrence
      O prêmio foi também surpreendente. Apesar de Jennifer Lawrence ser a melhor coisa em "O Lado Bom da Vida" (sua performance é realmente excelente no filme que é apenas bom), tudo indicava que o prêmio seria da maravilhosa atriz Emmanuelle Riva por "Amour"

23. Actor: Daniel Day-Lewis
      Foi merecido, e previsível, mas na minha opinião ninguém merecia mais esse prêmio do que Hugh Jackman por seu papel IM-PRES-SIO-NAN-TE em Os Miseráveis.

24. Best Picture: "Argo"
      O grande prêmio da noite foi uma agradável surpresa. Provavelmente "Lincol" e "Zero Dark Thirty" (A Hora Mais Escura) foram as obras mais bem executadas, com interepretações mais fortes e melhores fotografias. Mas eu concordei com o prêmio de "Argo" por ser a obra que tem o melhor conjunto. A direção de Ben Affleck merecia também o Oscar e talvez para compensa-lo, deram a ele o prêmio de melhor filme. 

Um comentário:

  1. Ben Affleck tem meu coração. Fiquei mega emocionado com o discurso dele. E fiquei bolado com aquele co-produtor que o 'empurrou' sutilmente pra iniciar o discurso na frente dele. ¬¬
    E a Jennifer Lawrence caindo foi romântico, achei charmoso. Se eu ganhar um prêmio chique um dia vou querer cair tbm... ALOK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...