Nova Música Brasileira: 12 melhores cantores e bandas da nova MPB


A música brasileira se consagrou no mundo como sinônimo de qualidade através de grandes nomes como Tom Jobim, João Gilberto, Sérgio Mendes e, mais recentemente, Marisa Monte, Daniela Mercury, Maria Rita e Fernanda Takai. Com a disseminação da internet, a música brasileira ganhou novos ares, uma juventude talentosa que ganhou visibilidade no Youtube e nas redes sociais através do engajamento de seu público. Eles chegaram cantando desde Bossa Nova e samba, até uma mix dos nossos ritmos brasileiros com rock e indie.

A música brasileira sempre encantou os ouvidos de todos pelo país e pelo mundo com sua poesia e seus arranjos incríveis, principalmente no violão e na percussão. Os grandes nomes já fizeram sua parte para consagrar o gênero e agora a nova geração, cheia de ótimos nomes, segue esse caminho de continuar a exposição de uma de nossas melhores propriedades culturais: a música popular. 

Segue abaixo a lista dos 12 dos melhores cantores e bandas dessa nova safra da MPB, os artistas que estão cuidando da continuação e evolução do patrimônio nacional.


Obs: Para acompanhar todas as tendências relacionadas a música brasileira e de outros países acompanhe o PODCAST: "I Don't Know Her - Músicas e Tendências". Saiba mais clicando na imagem abaixo:



  1. Clarice Falcão
    Trabalhando com sons experimentais e tendendo ao pop, Clarice se destaca pelas letras criativas, irônicas e muito bem humoradas. As melodias indie tipicamente "fofas" contrastam com letras em sua maioria ironicamente mórbidas, narradas por uma personagem maníaca obsessiva. Humorista integrante do grupo de humor "Porta dos Fundos", Clarice lançou seu álbum de estreia no itunes este ano.

    O álbum de Clarice foi eleito como um dos melhores álbuns de 2013.

    Assista abaixo o clip da música "Oitavo Andar". 

  2. Leia também: TOP 30 Melhores álbuns de 2013
    .
    .


  3. Cícero
    Com um estilo indie despojado, Cícero faz uma mistura de sonoridades muito interessante e diferente na MPB atual: marchinhas de carnaval, com toque um rock indie alternativo, folk e bossa nova. Em 2011 lançou seu album de estreia pela internet, Canções de Apartamento, disponibilizado gratuitamente no seu site oficial. O Album foi gravado no seu estúdio caseiro, em seu apartamento.

    Clique aqui para fazer o download gratuito de Canções de Apartamento.


  4. 5 A Seco
    Banda de 5 músicos de vinte e poucos anos, misturam estilos que vão do samba de raiz ao indie rock, passando pelo hip-hop e jazz. Certamente o 5 a Seco é uma das melhores supresas da atual MPB. Um som contemporâneo e ritmos originais. E os músicos são ao mesmo tempo comprometidos com uma música autoral brasileira contemporânea e irreverentes, descontraídos.

    O álbum de estreia da banda está disponível no itunes, mas eles também disponibilizaram para download gratuito (Ao Vivo no Auditório Ibirapuera). Basta ir no site oficial do 5 a Seco e baixar o álbum pagando apenas com um tweet ou com um compartilhamento no Facebook.
  5.  
    Leia também: TOP 30 melhores músicas de 2013.


  1. Marcelo Jeneci
    Marcelo Jeneci apesar de jovem possui mais de 10 anos de estrada na música. Mas só em 2010 conseguiu lançar seu primeiro álbum autoral. Com um estilo predominantemente folk, tem grande influênica da MPB dos anos 50 e 60, com um toque de rock alternativo e arranjos orquestrados. Seu álbum de estréia, "Feito Pra Acabar", está disponível para download no itunes, mas é possível ouvi-lo gratuitamente no site do músico.



  2. Alma Thomas
    Nova Iorquina com samba no pé, Alma Thomas é uma das mais deliciosas surpresas da nova MPB. Ela é um charme, um doce, e sua voz é de arrepiar e emocionar. Nos EUA, estudou jazz, improvisação vocal, harmonia, arranjo, ópera e foi bolsista da Berklee College of Music. Possui uma voz com grande extensão que consegue expressar delicadeza e força, com muita técnica e espontaneidade. Já enraizada no Brasil, Alma participou da primeira edição do The Voice Brasil e mostrou seu estilo samba/bossa nova. Mas o que não viram na TV foi a forte influência blues e jazz que Alma carrega em seu estilo, criando uma mistura muito interessante e diferente de tudo que temos na MPB atual.

    O disco mais recente da cantora, Alma Thomas And The People of The Pop Republic, pode ser adquirido em seu site. É possível também fazer o download dos álbuns anteriores por qualquer valor, na categoria "name your price".



  3. Silva
    Com um estilo bastante retrô e explorando bastante os detalhes nos arranjos de cada instrumento, Lúcio da Silva é para mim um dos destaques dessa nova MPB. Lançou em 2012 seu primeiro disco, Claridão, disponível para download no itunes, adotando apenas o nome Silva (péssimo para branding, diga-se de passagem). Mesclando indie rock com brit-pop e toques de pop anos 80 e MPB, Silva tem sido cada vez mais reconhecido e dado novos ares à MPB.



  4. Ellen Oléria
    Vencedora do The Voice Brasil, Ellen está presente na nova MPB já a algum tempo e lançou seu álbum de estréia pouco antes de participar do programa. Mulher, negra, lésbica, Ellen surgiu dando voz às minorias e com músicas com letras fortes e políticas, também poéticas e por vezes românticas. Sua voz é marcante e suas interpretações sempre carregam forte carga de emoção. Suas músicas misturam funk, samba, jazz e hip hop a letras e melodias envolventes. Apesar de jovem, a cantora e compositora demonstra flexibilidade como intérprete e maturidade na composição.

    Infelizmente o excelente album de estréia da cantora, Peça, saiu de catálogo (algo inadimissível nessa era digital, em que tudo poderia estar em nuvem) e só pode ser encontrado para download ilegal (reflexo da falta de visão das gravadoras brasileiras na era digital). Mas a boa notícia é que o novo álbum da cantora já está disponível para download no itunes.



  5. Jay Vaquer
    Figurinha já presente na música brasileira a alguns anos, filho de músicos, Jay Vaquer é um dos destaques da nova música pop/rock brasileira. Suas letras são muito poéticas, ricas e na maioria das vezes carregam forte significado político. Não sei se as teorias de conspiração alimentadas por ele mesmo são verdadeiras mas realmente é estranho um artista tão talentoso com músicas tão ricas não ter conseguido se tornar um fenômeno no país, apesar de ter alguns hits radiofônicos. Seus álbuns estão todos disponíveis no itunes, incluindo o excelente Formidável Mundo Cão.
  6.   


  7. Roberta Sá
    Linda, alegre e muito talentosa. Roberta Sá tem uma voz que escorrega pelos nossos ouvidos e músicas que dão o toque certo de modernidade ao samba e à bossa nova. Depois de parcerias bem sucedidas em casas de show cariocas, Roberta Sá participou do reality musical FAMA e só alguns anos depois lançou seu álbum de estréia “Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria”, disponível para download no itunes.



  8. Rosie and Me
    Uma das revelações da internet brasileira, a banda Rosie and Me surgiu depois que a vocalista Rosanne decidiu gravar algumas músicas de forma caseira e divulgar no youtube. Com toques de country e bluegrass a banda tem um som indie e com uma sutil influência da bossa nova, mesclando letras introspectivas e acordes simples, expressados nos vocais doces de Rosie, cantando letras sempre em inglês. É possível fazer o download gratuito de todo o material da banda em seu site oficial.



  9. Tulipa Ruiz
    Radialista e jornalista, Tulipa desde a adolescência tratou a música como hobbie. Mas seu imenso talento falou mais alto e a cantora montou sua banda e lançou em 2010 seu álbum de estreia, "Efêmera". Com estilo brasileiríssimo, suas músicas mostram bem algumas outras influências latinas na nossa bossa, com toque de pop e rock, criando uma bossa novíssima. Com voz forte e presença de palco marcante, já é premiadíssima e aclamada por críticos estrangeiros. A cantora também disponibilizou seu novo álbum, Tudo Tanto, para download gratuito.



  10. Maria Gadú
    Coloquei Maria Gadu no fim dessa lista propositalmente, por já ser bastante mainstream. Mas é inegável que ela é um dos maiores nomes dessa nova MPB. Compondo desde os 7 anos, gravou primeiro álbum homônimo em 2009 e desde então vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Seu estilo pop/rock com toque de bossa nova tem bastante influência da MPB dos mestres Caetano Veloso, Milton Nascimento e João Donato. E sua voz lindíssima é eclética e se encaixa em qualquer estilo.
 
Alguns outros nomes já estão consagrados no meio pop brasileiro como Vanessa da MataThaeme, Jorge Versillo, Pedro Mariano, Luciana Mello, Maria Rita, Daniela Mercury e Ana Carolina. Mas esse grupo dos 12 para mim são os nomes mais fortes e promissores que nossa nova MPB tem no momento.


ATUALIZAÇÃO: Essa lista é de 2013. Veja a continuação atualizada com 14 outros nomes que se destacam entre os melhores cantores e bandas da nova MPB.



___________________________________________________________________________


Alguma sugestão de novos nomes? Qual nome concorda ou discorda e qual acredita que deveria também compor a lista?

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, pra mim você se esqueceu de duas grandes cantoras: Karina Zeviani e a Monique Bessous, além do Felipe Catto.... fantásticos

    ResponderExcluir
  3. Luisa Maita,
    Barbara Eugenia,
    Pitanga em pé de amora,
    Karina Buhr,
    Apanhador só,
    Roberta Campos,
    Juliana Kehl,
    Lu Horta

    Têm músicas que deveriam ser mais ouvidas

    ResponderExcluir
  4. O Quarto Negro , Ludovic são execelentes.

    ResponderExcluir
  5. Esqueceram de MILENA, ela tem uma voz muito suave, muito boa!

    ResponderExcluir
  6. Criolo não se encaixaria nesse meio ai não? Apesar de puxar um pouco para o Rap, ele tem um pouco de MPB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criolo é mpb tb, com certeza, tem rap mas tb outros ritmos.

      Excluir
  7. Ótima lista, e ainda há gente que tem a ousadia de dizer que atualmente só se faz música ruim no Brasil!

    ResponderExcluir
  8. Tem também Vander Lee, Luciana Mello e Pedro Mariano. Fantásticos!

    ResponderExcluir
  9. Veja nosso programa de radio MADE IN USA mas com raizes brasileiras: https://www.facebook.com/events/572532736192144/
    Cantinho Brasileiro no Radio - via webcast para todo o mundo

    ResponderExcluir
  10. E não se pode esquecer da diva Tiê

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)