Por que Leonardo DiCaprio nunca ganhou um Oscar.

A performance elogiada de Leonardo DiCaprio em um dos filmes mais consagrados de 2012 (Django) não rendeu ao ator nenhum prêmio importante, nem mesmo nomeação. Em uma das cenas, o ator inclusive quebrou um copo com a mão e se manteve no personagem, mesmo ensanguentado, e fez a cena que é uma das mais fortes do filme em apenas um take. E mesmo assim, mais uma vez, o ator ficou de mãos abanando após a temporada de premiações.

E a lista de grandes filmes e personagens do ator é imensa: Os Infiltrados, Inception, Titanic, O Aviador, Gangues de New York... Porém, em quase todos os anos em que Leo DiCaprio esteve em um grande filme, houve ao menos uma razão para ele não ganhar um Oscar. Fazendo uma pesquisa, eu não consigo pensar em nenhum ano em que Leo realmente tenha merecido a vitória sobre os outros candidatos. Vamos rever a lista?


    Leonardo DiCaprio em Django
  1. Leo DiCaprio em "Django" não foi melhor do que Daniel Day Lewis em Lincoln.

    .
  2. Leonardo não foi indicado por “J. Edgar”. Esta talvez seja a única verdadeira injustiça pois foi, na minha opinião, o trabalho mais incrível da carreira do ator.

  3. Leo não foi nomeado por Inception. Neste ano, Colin Firth ganhou por "O Discurso do Rei". Totalmente merecido.

    .
  4. Leo DiCaprio perdeu para Forest Whitaker por "O Último Rei da Escócia", quando foi nomeado por Diamante de Sangue. Escolha fácil. Forest Whitaker excelente no filme e certamente o destaque do ano.

    .
  5. Shutter Island (Ilha do Medo) também foi lançado em 2010. Colin Firth e Discurso do Rei novamente.

    .
  6. Ele foi indicado por sua atuação em "O Aviador" e realmente acredito que ele merecia essa indicação. Porém, Jamie Foxx levou o Oscar por sua transformação na lendário Ray. Não tinha como competir.

    .
  7. Titanic. Eu não era um fã desse filme, mas certamente foi o filme do ano e a performance de Leo foi um dos destaques. E mais uma vez, o filme competiu com um grupo forte de atores. Jack Nicholson ganhou por "Melhor é Impossível", tendo outros concorrentes fortes como Dustin Hoffman por "Mera Coincidência" e Matt Damon por "Gênio Indomável". Todas as três performances mais fortes que a dele na minha humilde opinião.

    .
  8. Os Infiltrados é interessante. Mesmo não sendo um grande fã do filme, reconheço que foi muito bom. Mas acredito que Leo foi melhor em Diamante de Sangue. De qualquer maneira, ele ainda perdeu para Forest Whitaker.

    .
  9. Em "Gangues de Nova York" Daniel Day Lewis roubou a cena e recebeu toda a aclamação, embora tenha perdido para Adrien Brody em "O Pianista", o que faz todo o sentido.

    .
  10. De jeito nenhum ele iria ganhar com "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador". Ele perdeu para Tom Hanks em Filadélfia, com performances fortíssimas como concorrência, como a de Daniel Day Lewis, Laurence Fishburne, Anthony Hopkins, e Liam Neeson. Sim, de jeito nenhum.

    .
  11. A Praia perdeu para Russel Crowe em Gladiador, e também teria perdido a Tom Hanks em Náufrago.

    .
  12. Eu realmente gostei de "Romeu e Julieta", mas, pessoalmente, não achei que Leo era destaque no filme. Ele amadureceu muito como ator desde então, graças a Deus. A verdadeira estrela do filme foi Harrold Perrineau. Ele perdeu para Geoffrey Rush em Shine.

    .
  13. "Diário de um Adolescente" foi o primeiro filme que deu status de grande ator para Leonardo DiCaprio, mas o filme recebeu algumas críticas medíocres. Mesmo assim, se fosse indicado, teria perdido para Nicolas Cage em "Despedida em Las Vegas".
    .
  14. E por último, mas não menos importante "Pegue-me Se For Capaz". Grande filme, mas o desempenho de Leo não conseguiu superar "O Pianista".

Depois da decpção de Gatsby, talvez Di Caprio tenha alguma chance com suas produções em andamento em 2016. Ou talvez ele siga nessa onda de azar até a Academia do Oscar resolver dar um "Achivement Awards" pelo legado de sua carreira.

Comentários

  1. Acho que vc precisa se informar melhor...desculpe. Leo não foi indicado ao Oscar por Diário de um Adolescente e tbm não perdeu em 94 para o Tom Hanks,ele perdeu para o Tommy Lee Jones. E com relação à Romeu e Julieta,mesmo não sendo o "destaque" como vc disse,ele ganhou o Urso de Prata de melhor ator no Festival de Berlim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela, você tem razão, obrigado pelas duas correções! Leo não foi indicado por Diário de um Adolescente. E também confundi o prêmio de melhor ator coadjuvante de 94 (para o qual Leo foi indicado e perdeu para Tommy Lee Jones) com o de melhor ator on a leading role (no qual Tom Hanks levou a estatueta).De qualquer forma, Harrold Perrineau ofuscou o desempenho de Leo em Romeu e Julieta, apesar dele ter recebido o Urso de Prata.

      Obrigado pela visita ao blog!

      Excluir
  2. Nao sei se voce sabe, mas Daniel Day Lewis foi indicado como Melhor Ator, o Leo seria indicado como Ator Coadjuvante.. E ele não foi pois Christoph Waltz foi no lugar, merecidamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)