Melhores livros de todos os tempos

Imagem: Books by Mehdi Mohammadi Rouzbahani from Iran

Visitando a bienal do livro realizada no Rio de Janeiro de 29/Agosto até 08/Setembro de 2013 fiquei motivado pelo encontro que tem o livro como astro principal. Para dar uma dica aos leitores a procura de algo para ler, posto aqui uma lista dos livros mais recomendados em listas TOP 100. A lista, originalmente postada no reddit.com, consolida os livros mais bem avaliados em listas de fontes como a revista TIME, Entertainment Weekly, Modern Library, The Guardian. Adicionei ainda outras indicações de listas de sites como Le Monde, Folha de S. Paulo, FlavorWire, a listofbooks, Portal Universia  e do próprio Reddit. No total foram 16 listas consolidadas em ordem dos mais bem avaliados.

Abaixo, segue o top 40:

  1. Catch-22 - Joseph Heller
    (Ardil 22)
    Romance satírico-histórico do autor norte-americano Joseph Heller, publicado originalmente em 1961. O livro, situado durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial de 1944 em diante, é frequentemente citado como uma das maiores obras literárias do século XX.



  2. Lolita - Vladimir Nabokov (Lolita)
    Romance de autoria do escritor russo Vladimir Nabokov, publicado pela primeira vez em 1955. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa de idade avançada Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita.



  3. The Great Gatsby - F. Scott Fitzgerald
    (O Grande Gatsby)

    Romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald. Publicado pela primeira vez em 1925, a história passa-se em Nova Iorque e na cidade de Long Island durante o verão de 1922, e é uma crítica ao "Sonho Americano", após a 1º Guerra Mundial.


  4. Invisible Man - Ralph Ellison
    (Homem invisível)

    Romance clássico da literatura americana. Publicado pela primeira vez em 1952 pelo autor afro-americano Ralph Ellison, tem sido constantemente republicado, citado, comentado. A narrativa revela a dor da existência do homem negro num mundo branco. É a história da viagem de um jovem negro pelos estados sulistas da América nos primeiros anos do século XX.



  5. Slaughterhouse-5 - Kurt Vonnegut
    (Matadouro 5)

    Publicado em 1969, é uma narrativa fantasiosa, sarcástica, engraçada, satírica, irônica, triste e cheia de sentido, obra-prima do norte-americano Kurt Vonnegut. Conta a tentativa de um ex-soldado americano que lutou na 2º Guerra Mundial e que assistiu ao bombardeio da cidade de Dresden de escrever sobre a experiência da guerra. O personagem, Billy Pilgrim, é um americano bem de vida e interiorano que viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida.




  6. The Catcher in the Rye - J.D. Salinger
    (O Apanhador no Campo de Centeio)
    Romance do escritor americano J. D. Salinger. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946, foi posteriormente editado no formato de livro em 1951, tornando-se um dos romances mais lidos no país. O livro trata da rebelião adolescente e narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, um jovem de dezessete anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque que foi expulso da escola.



  7. The Sound and The Fury - William Faulkner
    (O Som e a Fúria)

    Livro do escritor estadunidense William Faulkner, um dos pioneiros da técnica narrativa conhecida como fluxo de consciência, do Século XX.  Narra a agonia de uma família da velha aristocracia sulista, os Compson, entre 1910 e 1928, após a derrota na Guerra da Secessão.



  8. 1984 - George Orwell
    Romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell. Publicado em 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo em 1984. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.



  9. Beloved - Toni Morrison
    (Amada)

    Livro mais conhecido da escritora americana Toni Morrison, prêmio Nobel de Literatura de 1993, e Pulitzer de 1988. Em 1998 recebeu uma adaptação cinematográfica - A bem-amada - com Oprah Winfrey no papel principal. A história se passa nos anos posteriores ao fim da Guerra Civil, quando a escravidão havia sido abolida nos Estados Unidos. Sethe é uma ex-escrava que, após fugir com os filhos da fazenda onde era cativa, foi refugiar-se na casa da sogra. No caminho, ela dá à luz um bebê, a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história.



  10. The Grapes of Wrath - John Steinbeck
    (As Vinhas da Ira)
    Publicado pelo escritor norte-americano John Steinbeck em 1939, vencedor do prêmio Nobel em 1962. Relata a história de uma família pobre do estado de Oklahoma, que durante a Grande Depressão de 1929 se vê obrigada a abandonar as terras que ocupava havia décadas, em regime de meeiros, devido à chegada de tratores e máquinas e de um novo regime de propriedade que tornou obsoleto o trabalho manual de aragem e plantio da terra.



  11. To Kill a Mockingbird - Harper Lee
    (O sol é para todos)

    Romance vencedor do Pulitzer escrito por Harper Lee e lançado em 1960. É um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna e deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela tinha 10 anos de idade. O texto é bem-humorado e emocionante e trata de questões raciais e sexualidade.



  12. The Sun Also Rises - Ernest Hemingway
    (O Sol Também Se Levanta)

    Romance do escritor estadunidense Ernest Hemingway, publicado em 1927.
    Retrata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, após o término da Primeira Guerra Mundial. A história se desenrola nas cidades de Paris e Pamplona, durante as Festas de São Firmino. O americano Jacob Barnes é o protagonista e narrador da história. Conhecido como Jake, ele trabalha como repórter em Paris e, após voltar impotente da guerra, acaba se apaixonando por Lady Brett Ashley, mulher de personalidade fútil, que trata os homens como simples objetos e envolve-se com vários deles, apesar de ser comprometida.



  13. Atlas Shrugged - Ayn Rand
    (A Revolta de Atlas)

    Livro de ficção da autora e filósofa Ayn Rand, publicado em 19571, e que inclui elementos de mistério e ficção científica. A narrativa lida com questões filosóficas (objetivismo), políticas e econômicas. O livro explora um Estados Unidos distópico, onde o governo insiste em taxar e regulamentar os cidadãos produtivos, suas empresas e realizações individuais.



  14. Brave New World - Alduos Huxley
    (Admirável Mundo Novo)
    Livro escrito pelo britânico Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.



  15. Gone With the Wind - Margaret Mitchell
    (...E o Vento Levou)

    Romance da escritora e jornalista norte-americana Margaret Mitchell, publicado em 1936 e vencedor do Pulitzer. Um romance sobre a guerra civil norte-americana, a aristocracia sulista que ela abala e transforma, e a coragem de uma mulher que nunca se deixou vencer. Os protagonistas são a linda e tempestuosa Scarlett O Hara e o irresistível Rhett Butler, que a ama ao longo de todas as suas provações. 



  16. Midnight’s Children - Salman Rushdie(Os Filhos da Meia-Noite)
    Lançado em 1980 pela escritora britânica Salman Rushdie. Narra a história de duas crianças, uma hindu e outra mulçumana, que nascem num hospital de Bombain no exato momento em que a Índia se torna uma nação independente: meia-noite do dia 15 de agosto de 1947. Uma enfermeira ressentida troca os dois bebês, cujas trajetórias vão se misturar com a complexa e acidentada história da própria Índia contemporânea.



  17. On the Road - Jack Kerouac
    (Pé na Estrada)

    Livro do escritor estadunidense Jack Kerouac. Uma grande influência para a juventude dos anos 60, que colocava a mochila nas costas e botava o pé na estrada. Lançado em 1957, narra a história de Sal Paradise, que vive com sua tia em New Jersey enquanto tenta escrever um livro. Em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty, cinco anos mais novo que Sal, mas que compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento.



  18. The Adventures of Huckleberry Finn - Mark Twain
    (As Aventuras de Huckleberry Finn)
    Romance do escritor norte-americano Mark Twain, publicado em 1884. Nele, o protagonista, amigo de Tom Sawyer, vive inúmeras aventuras pelo rio Mississippi em uma balsa.



  19. Snow Crash - Neal Stephenson(Nevasca)
    Livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson em 1992, inspirado em livros cyberpunk, mas com um estilo diferenciado, baseado em uma narrativa de estrutura caótica e contendo referências a assuntos pouco explorados no gênero, como linguística, filosofia, antropologia e história. A história se passa num futuro em que os Estados Unidos como conhecemos não existem mais. O país está nas mãos de mercenários e corporações de toda espécie. Hiro, o protagonista, trabalha para uma dessas corporações como entregador de pizzas. Mas isso é no mundo que conhecemos. Na realidade virtual, o Metaverso pertence à elite que criou aquele lugar, habitado por avatares de toda espécie. Em qualquer dos dois mundos, Hiro também é um exímio samurai, que precisará de todas suas habilidades para salvar esses mundos de uma terrível ameaça.



  20. The Heart is A Lonely Hunter - Carson Mccullers
    (O Coração é um Caçador Solitário)

    Lançado em 1940 pela autora americana Carson McCullers. A história se passa numa cidadezinha ao sul dos EUA, onde os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade.



  21. The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy - Douglas Adams
    (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

    É uma série de ficção científica cómica criada por Douglas Adams. Originalmente era transmitida na BBC Radio 4 em 1978, foi mais tarde adaptada para outros formatos, se tornando revolucionária no gênero. Na história, Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.



  22. To the Lighthouse - Virginia Woolf(Rumo ao Farol)
    Lançado em 1927, um marco na carreira da modernista Virginia Woolf, o livro manipula elementos temporais e psicológicos. Na história, a família Ramsay e seus convidados rememoram situações do passado, em que se misturam questões íntimas e banais, como o passeio de barco a um farol próximo, com os fatos traumáticos da 1ª Guerra Mundial. Virginia Woolf reconstituiu ficcionalmente, neste livro, muitas das experiências e sensações partilhadas com sua geração de intelectuais e artistas.



  23. Ubik - Philip K. Dick
    Lançado em 1969, é uma irreverente história sobre a morte e a salvação escrita pelo consagrado escritor americano Philip K Dick. Em uma sociedade futurista, Glen Runciter é dono de uma empresa responsável por rastrear psis, indivíduos com habilidades especiais, como telepatas e precogs. Ele e seus funcionários caem na armadilha de uma empresa rival. Seus funcionários passam a receber estranhas mensagens em moedas e embalagens de cigarro. O tempo começa a retroceder e eles terão que lutar contra a degeneração física e mental. A solução pode estar no spray Ubik.



  24. Lord of the Rings trilogy - J.R.R. Tolkien
    (Trilogia "O Senhor dos Anéis")

    Livro de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien, escrito entre 1937 e 1949. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico.



  25. The Handmaid’s Tale - Margaret Atwood
    (O Conto da Aia)
    É um romance distópico, de ficção científica, escrito pela autora canadense Margaret Atwood, publicado em 1985. A história passa-se num futuro muito próximo e tem como cenário uma república que já foi os EUA, mas onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes – tudo fora queimado. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública, para servir de exemplo. Para merecer esse destino, não é preciso fazer muita coisa – basta, por exemplo, cantar qualquer canção que contenha palavras proibidas pelo regime, como "liberdade". Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes.



  26. A Song of Ice and Fire - George R.R. Martin
    (As Crônicas de Gelo e Fogo)

    É uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin. A história começou a ser desenvolvida em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996. Originalmente concebida para ser uma trilogia, a série consiste em cinco volumes publicados (A Guerra dos Tronos,
    A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões), com mais dois planejados. Existem três argumentos principais na história que interligam-se cada vez mais ao decorrer dos livros: a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em outra guerra civil ocorrida treze anos antes, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono por direito. A história foi recentemente adaptada para a TV pela HBO, com o nome do primeiro livro, "Guerra dos Tronos".



  27. His Dark Materials - Philip Pullman
    (Fronteiras do Universo)

    É uma série literária de fantasia, escrita pelo autor britânico Philip Pullman e que compreende uma trilogia inicial formada pelos livros Northern Lights (A Bússola de Ouro), The Subtle Knife (A Faca Sutil) e The Amber Spyglass (A Luneta Âmbar). A série segue o crescimento de duas crianças, Lyra Belacqua e Will Parry, em sua jornada por uma série de universos paralelos com um pano de fundo de eventos épicos. A história envolve elementos de fantasia, como feiticeiras e ursos-polares falantes, e faz alusão a uma ampla gama de ideias de campos, como a física, filosofia e teologia.



  28. American Gods - Neil Gaiman
    (Deuses Americanos)
    É um romance do escritor britânico Neil Gaiman, publicado em 2001, que mistura fantasia e várias vertentes da mitologia antiga e moderna, tudo centralizado em um misterioso e taciturno protagonista Shadow. Após a morte de sua esposa em um acidente de carro, Shadow é liberado da prisão antes de cumprir totalmente sua pena. Perdido, acaba por conhecer um homem misterioso, Wednesday, que será muito mais importante na vida de Shadow do que ele imagina. Na verdade, Wednesday é um antigo deus, certa vez conhecido por Odin, o Pai de Todos. Ele está percorrendo os Estados Unidos a fim de reunir seus companheiros esquecidos para uma batalha épica contra as divindades do mundo moderno: internet, televisão, cartões de crédito, telefone, rádio... Shadow aceita ajudar Wednesday, e eles se lançam a uma tempestade psicoespiritual que se torna demasiadamente real em suas manifestações.



  29. Don Quixote - Miguel de Cervantes
    (Dom Quixote)

    Livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra e publicado em 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. O livro parodia os romances de cavalaria que tiveram imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, o protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria.



  30. Madame Bovary - Gustave Flaubert
    Romance escrito pelo escritor francês Gustave Flaubert que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857, a ponto de levar seu autor a julgamento. O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa. Emma, cada vez mais angustiada e frustrada, busca no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade.



  31. Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
    Romance brasileiro de Guimarães Rosa publicado em 1956. A história se passa no sertão do Norte de Minas, onde o jagunço Riobaldo conta para um interlocutor a história de sua vida de guerreiro e de seu amor pelo jagunço Diadorim -na verdade, uma mulher disfarçada de homem para vingar o pai morto em luta. A escrita de permanente invenção de Guimarães Rosa (feita de neologismos, arcaísmos, transfigurações da sintaxe) reelabora a expressão oral e os mitos do interior do país a fim de criar um quadro épico e metafísico do sertão.



  32. Ulysses - James Joyce
    (Ulisses)
    Publicado em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce, Ulisses foi escrito primeiramente como um seriado para jornal. A história é uma paródia contemporânea do clássico "Odisséia" de Homero. O livro pretende resumir as variadas e possíveis experiências do homem moderno, o homem do século XX. Para isso, narra a vida dos personagens Leopold Bloom e Stephen Dedalus ao longo de um dia - 16 de junho de 1904 - em Dublin, capital da Irlanda.



  33. Cien años de soledad – Gabriel García Márquez
    (Cem Anos de Solidão)
    Romance lançado em 1967 pelo colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel em 1990. A saga de duas famílias no povoado fictício de Macondo é o pretexto para o autor construir uma alegoria da situação da América Latina. Obra que projetou internacionalmente o “realismo mágico”.



  34. Pride and Prejudice - Jane Austen
    (Orgulho e Preconceito)
    Romance da escritora britânica Jane Austen, publicado em 1813. A história se passa na Inglaterra do final do século XVIII, onde as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Porém, Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica às mulheres na voz dessa heroína.



  35. L’Étranger - Albert Camus
    (O Estrangeiro)
    Publicado pelo autor francês Albert Camus em 1942, o livro é tão popular porque, à parte ser a seca narrativa das desventuras de Meursault, condenado à morte por matar um árabe a troco de nada, é também a narrativa das desventuras de um homem do século XX. Mersault leva uma vida banal; recebe, indiferentemente, a notícia da morte da mãe; comete o crime; é preso; julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História.




  36. A Clockwork Orange - Anthony Burgess
    (
    Laranja Mecânica)
    Situado na sociedade inglesa de um futuro próximo, que tem uma cultura de extrema violência juvenil, onde um anti-herói adolescente dá uma narração em primeira pessoa sobre suas façanhas violentas e suas experiências com autoridades estaduais que possuem a intenção de reformá-lo. Inspiração para a adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, o livro Laranja Mecânica discute a relação entre entretenimento, violência e controle mental, fazendo uma sátira da sociedade inglesa.




  37.  The Color Purple - Alice Walker 
    (
    A Cor Púrpura)
    Neste livro, ganhador do Prêmio Pulitzer de 1983, conhecemos a história de uma garota chamada Celie, de 14 anos, que é abusada sexualmente do próprio pai e tem dois filhos com ele. A história tem como plano de fundo o racismo no sul dos Estados Unidos, o machismo, o patriarcado, a amizade, o amor e o desamor, as carências educacionais para as mulheres, entres outros temas.




  38.  孫子兵法 / sūn zĭ bīng fǎ - Sun Tzu
    (
    A Arte da Guerra)
    O livro escrito por Sun Tzu, é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. que, apesar de fornecer ideias e estratégias para campos de batalhas, também contem dicas de planejamento para a vida pessoal e profissional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung. Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios.




  39. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis 
    É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis. O livro rompe com a narração linear e objetivista de autores proeminentes da época como Flaubert e Zola para retratar o Rio de Janeiro e sua época em geral com pessimismo, ironia e indiferença.




  40. Война и миръ - Lev Nikolayevich Tolstoi / Liev Tolstoi
    (Guerra e Paz) 
    Guerra e Paz narra um romance que acontece na Rússia durante a época de Napoleão Bonaparte, contando as guerras napoleônicas russas. É uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. Tolstói desenvolve no livro uma teoria fatalista da História, onde o livre-arbítrio não teria mais que uma importância menor e onde todos os acontecimentos só obedeceriam a um determinismo histórico irrelutável.
     


Leia também: 
Maior empresa de tradução literária divulgou lista dos 50 livros mais traduzidos do mundo. Adivinha qual o único brasileiro da lista? 

Comentários

  1. achei q nao teria orgulho e preconceito, mas me surpreendi vendo o guia dos mochileiros da galaxia aí :) muito bom...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)