Divas da black soul music


A Soul Music é um gênero musical que nasceu nos EUA entre o final da década de 50 e início da década de 60, combinando elementos da música gospel afro-americana, do rhythm e blues, e do jazz. O gênero surgiu numa época de vários movimentos de liberalismo social, lutas por direitos civis, contra o racismo e contra a guerra, influenciando diretamente toda a população negra americana.

O soul surgiu da experiência dos negros na América, como uma forma de testemunho de sua luta. Seja pela forma de extravasar suas dores através da dança, com o funk, ou por registrar suas angústias e clamar por esperança com uma mistura de jazz e blues e um vocal forte e com muitas improvisações, muitas vezes acompanhado de backing vocal ou até corais.

Por isso, se destacam nesse estilo as grandes divas, mulheres fortes que através da soul music (ou black soul music) cantam suas dores, conflitos no relacionamento, narram suas realidades do subúrbio, clamam por justiça ou cantam sua esperança e fé.

Veja abaixo uma relação de algumas das principais divas do Soul, R&B (mistura de soul e funk na música pop) e Neo-soul (mistura musical de vocais e instrumental no estilo do soul dos anos 70 com o som R&B contemporâneo e batidas hip hop).


Obs: Para acompanhar todas as tendências relacionadas a música pop, black e soul acompanhe o PODCAST: "I Don't Know Her - Músicas e Tendências". Saiba mais clicando na imagem abaixo:

1. Aretha Franklin
Queen of Soul (rainha do soul), ícone da música negra, Aretha é considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e pela mesma, foi eleita a 9ª maior artista de todos os tempos. Sua personalidade marcante se destaca em suas músicas, sempre carregadas de emoção. Foi a primeira mulher a gravar nesse gênero.


2. Patti Labelle
Diva do soul, Patti LaBelle cresceu cantando num coral da Igreja Batista local e, desde que começou na carreira, destacou-se por passear por diversos estilos, do pop às baladas, passando pelo funk.


3. Mariah Carey
Mariah é uma das maiores vocalistas femininas da música contemporânea. Em 1990, surgiu fortemente influenciada por Aretha e Patti, cantando um R&B pop que dominou o mercado nos anos 90. Seus primeiros álbuns foram dominados pelo soul, com sua voz potente e cheia de artifícios. Aos poucos Mariah inaugurou uma mistura de neo-soul, R&B e hip-hop, gênero perpetuado por cantoras como Beyoncé e Aaliya.


4. Whitney Houston
Whitney foi uma das melhores vocalistas das décadas de 80 e 90. Sua voz era carregada de emoção e passeava fácil pelas notas mais complexas. Sempre carismática, gravou algumas canções de pop-soul mais famosas dos últimos anos.


5. Etta James
Intérprete de blues, R&B, jazz e música gospel, também era conhecida como Miss Peaches, Etta James começou a cantar desde os 16 anos, quando se tornou mãe solteira, pensando em sustentar seu bebê. Com uma voz muito singular, Etta marcou gerações com suas performances fortes.


6. Jill Scott
Jill Scott é atualmente um dos maiores expoentes do soul/R&B do atual cenário musical norte-americano. Artista de voz ímpar, Scott começou a carreira declamando poesia e continua até hoje usando parte de seus shows para 'declamar' suas letras.


7. India.Arie
India.Arie é cantora da nova leva da Soul Music americana, detentora de alguns Grammys e figura constante nas últimas listas de indicados. India.Arie tem realizado uma bela viagem pelas trilhas da música, mergulhando nas raízes africanas presentes na cultura americana e mundial, além de elaborar experiências sonoras e visuais que merecem atenção daqueles que curtem uma boa música.


8. Gladys Knight
Gladys despontou com sua banda Gladys Knight & the Pips nos anos 60, que continha em sua formação o irmão e os primos da cantora. Era tia da cantora Aaliyah. Possui voz e expressões marcantes e é até hoje destacada como uma das principais influências da soul music atual.


9. Amy Winehouse
Amy Jade Winehouse gravou apenas dois álbuns e faleceu aos 27 anos, mas seu imenso talento foi suficiente para marcar o neo-soul, influenciar diversos cantores e torna-la um ícone. Ela resgatou as raízes do soul em termos de voz, performance, estilo e letra. Ela certamente se tornará uma das artistas que perpetuará muitas influências e eternizará sua música, lembrada pelas gerações seguintes e tornando-se referência para novos artistas.


10. Chaka Khan
Chaka Khan chamou atenção do mundo pela primeira vez como cantora na banda funk Rufus, em meados dos anos 70. Com a ajuda de Stevie Wonder, despontou nas paradas de sucesso R&B em 1974. Apesar de nunca ter se tornado um fenômeno, ela é considerada a rainha do Funk-Soul e influenciou a formação de grandes cantoras como Whitney e Eryka Badu.


Menção honrosa:

Adele
Ainda dando os primeiros passos no cenário musical e já é considerada uma das maiores revelações da Soul Music dos últimos anos.


Para ver as novidades das divas do Soul Music e os melhores clássicos, visite a página “Soul Divas” no Reddit e clique em subscribe.

Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)