Terry Pratchett (1948-2015): mais que um escritor de fantasia, um dos mais sábios autores dessa geração.

Terry Pretchett RIP - escritor de fantasia by Devianart
* arte por sandara (Devianart)

Terry Pratchett, autor de fantasia e criador da série Discworld, morreu aos 66 anos, oito anos depois de ser diagnosticado com Alzheimer. "O mundo perdeu uma de suas mentes mais brilhantes e afiadas", disse o editor Larry Finlay na matéria publicada pela BBC. "O autor morreu em casa, cercado por sua família, com seu gato dormindo em sua cama".

Terry escreveu mais de 70 livros durante sua carreira e completou o seu último livro no verão passado. 

A primeira vez que ouvi falar de Discworld e Terry Pratchett foi a muito tempo atrás, na minha adolescência. Eu não tinha lido os livros. Eu li o resumo em um folheto perdido em uma biblioteca que falava sobre Pratchett, suas piadas, seu humor, sua genialidade. Fiquei curioso mas era difícil ter acesso a seus livros no Brasil, ainda mais sem internet. E acabei me esquecendo do autor.
Terry Pretchett e Neil Gaiman Good Omens

Até a mais ou menos 7 anos atrás, quando descobri Good Omens (Belas Maldições), obra que Terry Pratchett escreveu com um dos meus autores favoritos, Neil Gaiman. O humor lúdico e sutil, os diálogos sagazes e as reflexões sobre a morte, a vida e a existência me fizeram ficar encantado com a obra e ainda mais com a genialidade dos autores por trás dela. 


Na Bienal do Livro seguinte à minha descoberta encontrei algumas edições da série Discoworld. Lá estavam os livros, a imortal obra de Terry Pratchett. E assim começou minha jornada, o grande A'Tuin, os quatro elefantes, as nuvens, os Ramtops, a Universidade Invisível... Explorando um mundo tão mágico, tão vibrante e tão bonito, onde a Morte era alguém que você poderia amar e admirar. 


Li apenas 4 volumes da vasta série, por diversos motivos como a falta de tempo. E, como muitos fazem, eventualmente eu coloquei os livros de volta na estante e esqueci deles. A alguns anos atrás Pratchett foi diagnosticado com Alzaimer e Neil Gaiman escreveu um artigo comovente sobre como era devastador ver seu amigo de um brilhantismo sem medida e com potencial para produzir ainda muitas obras maravilhosas ir perdendo gradativamente a conciência. Neil destacou que Terry não era apenas irônico, ele era sábio. Ele conseguiu bordar seu mundo ao nosso, e de alguma forma criou um mundo mais real do que qualquer outr autor de fantasia (assim como Neil Gaiman). E agora mais do que nunca tenho vontade de voltar a esse mundo. 

Terry Pratchett (1948-2015): mais que um escritor de fantasia, um dos mais sábios autores dessa geração.
Terry Pratchett é um dos autores mais subestimados de todos os tempos, pois ele escrevia comédia e fantasia, dois gêneros que nunca tiveram respeito de grandes críticos de literatura. Mas seus livros contêm mais sabedoria do que qualquer outro autor que eu já li.

Os textos de Pratchett ensinam: que o mundo é mau, mas um interesse genuíno pela decência e pela justiça pode te levar longe. Que as pessoas no geral podem ser terríveis, e que o universo como um todo não é afetado pela nossa existência, mas que o que fazemos é importante, mesmo que numa escala ínfima, para nós e isso que importa. Que vale a pena conhecer pessoas e lugares, mesmo que ninguém mais se importe com eles. É o que está em você que importa. Você pode, e deve, fazer o que você quiser durante o tempo que quiser. Que você deve ser você mesmo e não como outras pessoas querem que você seja.

Pratchett também me ensinou muito sobre a escrita. "Nunca jogue fora uma idéia, você sempre pode transformá-la em algo maravilhoso mais tarde" ele disse. Sua escrita pode evoluir drasticamente. A única maneira de conseguir isso é escrevendo. 

Pratchett fará falta. Mas não será esquecido. Suas histórias e os conceitos que ele criou são importantes, reconfortantes, aterrorizantes e cruamente reais.

Algumas de minhas citações favoritas:


“Cheery was aware that Commander Vimes didn't like the phrase 'The innocent have nothing to fear', believing the innocent had everything to fear, mostly from the guilty but in the longer term even more from those who say things like 'The innocent have nothing to fear'.” ― Terry Pratchett (Snuff)

“She heard him mutter, 'Can you take away this grief?' 'I'm sorry,' she replied. 'Everyone asks me. And I would not do so even if I knew how. It belongs to you. Only time and tears take away grief; that is what they are for.” ― Terry Pratchett (I Shall Wear Midnight)

“Do you not know that a man is not dead while his name is still spoken?” ― Terry Pratchett (Going Postal)

"The presence of those seeking the truth is infinitely to be preferred to the presence of those who think they’ve found it." ― Terry Pratchett (Monstrous Regiment)

"If you don’t turn your life into a story, you just become a part of someone else’s story.― Terry Pratchet (The Amazing Maurice and His Educated Rodents)

"Until the clock wound up winds down, until the wine she made has finished its ferment, until the crop they planted is harvested. The span of someone's life is only the core of their actual existence."  Terry Pratchett (Reaper Man)

 "No one is actually dead until the ripples they cause in the world die away."― Terry Pratchett (Reaper Man)


Leia Terry Pratchett. Encontre um pouco de si mesmo em suas obras. 

Abaixo, um mapa com sugestão de ordem de leitura dos livros da série Discworld.


Terry Pratchett (1948-2015): guia de leitura para Discworld - sugestão de ordem dos livros

Comentários

  1. Excelente texto, resumiu muito bem o que Pratchett pode significar para cada um de seus leitores.
    E adorei a sugestão da ordem de leitura no final.
    Sentiremos sua falta, Terry.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Naara. Terry fará muita falta mesmo... Ainda mais por ter partido tão cedo. Valeu pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Um dos meus escritores favoritos, realmente. Uma grande perda, espero um dia poder terminar de ler todas as suas obras.
    Adorei o Blog, acompanharei. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)