Engolir sapos é preciso.

Hoje foi a terceira aula que tive na pós de tradução. Durante a aula hoje por um momento peguei-me observando a turma e imaginando como já os conheço, mesmo que superficialmente. Em grande parte com o pré-julgamento da minha observação já consigo afirmar quais deles são excelentes pessoas, quais não são tão agradáveis, quais são malucos e quais se comportam com ares de superioridade. Fiquei pensando o quanto precisamos ser tolerantes para sobreviver em grupo.

Enfim, durante a aula havia uma menina sentada atrás de mim falando o tempo todo. Por muitas vezes falava sozinha, concordando ou questionando o professor antes mesmo dele justificar suas afirmações. Comportando-se como se ela detivesse a verdade. Depois de um dos intervalos, tivemos um curto diálogo. Foi algo mais ou menos assim:

Ela: - Tá quente aqui! E ainda ficam com essas janelas trancadas! Que horror! Como pode? Abre aí a janela!
Eu: - Já tentamos mais cedo, mas tá trancada.
Ela: - Mas tenta aí!
Eu: - Já tentei. Deve estar travada ou algo assim...
Ela: - Você não deve ter feito direito.

Nesse momento, veio na ponta da minha língua: "Então por que você não vai abrir direito?". Mas eu segurei, dei de ombros e simplesmente falei: "Desculpa, mas realmente não foi possível abrir", voltei-me novamente ao meu exercício e a ignorei. Foi algo bobo, mas evitei um conflito que poderia gerar um mal estar em sala de aula. Engoli um sapo para que a vida em comunidade ficasse mais harmônica.

É isso que precisamos fazer a cada instante para ter uma vida em comunidade pacífica e próspera. Prefiro levar da aula de hoje a lembrança dos amigos que fiz, das risadas que dei e do tanto de coisa que aprendi.

Oro para que essa menina, e outras pessoas da sala, aprendam da melhor forma que a verdade é anterior a elas, e que ninguém nunca poderá deter 1/2000 do que chamam de "verdade".

Curiosidade: Engolir sapos em inglês pode ser traduzido como "to swallow the toad".

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)