O Legado das Eleições 2010

O primeiro turno foi marcado por surpresas. Marina Silva insurgiu através de campanhas voluntárias de internautas, principalmente no twitter, e subiu cada vez mais nas pesquisas. O resultado ainda surpreendeu, pois Marina conseguiu sair do 0% para 20%, o equivalente a 20 milhões de votos. Porém, apesar das esperanças, Marina não conseguiu tornar-se um fenômeno vindo da internet como Obama nas últimas eleições americanas. Talvez pelo fato de o voto no Brasil ainda ser obrigatório, levando às urnar milhares de pessoas sem a menor consciência política, votando apenas por obrigação. 

Mas no segundo turno o cenário político foi dominado pelo caos. As propostas e discussões deram lugar à ataques de todos os lados. PT versus PSDB. A direita contra a outra direita disfarçada de esquerda. Calúnias, difamações e jogo sujo resultaram numa revolta da população. Enquanto uns eleitores assumiam as mesmas posturas de seus candidatos (causando brigas e agredindo opositores) outros estudavam qual dos dois candidatos era o menos pior.

Os debates ofensivos e propagandas políticas venenosas do segundo turno refletiram no eleitorado. Bolinhas de papel de um lado, balões de água do outro, o eleitor se comportava com a mesma animosidade que seus líderes partidários. Mesmo após as eleições, as agressões continuaram no twitter. Vários usuários postaram mensagens ofensivas aos nordestinos, atribuindo a eles o fato da candidata Dilma ter sido eleita como presidente. Como foi o caso da estudante de Direito Mayara Petruso, que postou: "Nordestino não é gente, faça um favor SP, mate um nordestino afogado!". A estudante está sendo processada pela OAB. 

Como brasileiro, quero o melhor para o Brasil. Apesar de não ter votado na Dilma, quero que ela faça um excelente governo, pensando em todos. Somos um país mestiço, cheio de diversidade e isso precisa ser reconhecido como algo positivo. Saber entender e administrar as diferenças ainda é uma das grandes dificuldades da humanidade, e se o Brasil quiser evoluir, precisa estar à frente nesse quesito. 

E viva as diferenças e suas virtudes! E que seu governo possa contribuir para um país mais justo e que atenda de maneira igualitária à sua população. Mesmo sendo do PT...

Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)