domingo, 23 de setembro de 2012

"Os Jetsons" completam 50 anos

Uma das animações que mais marcaram minha infância, The Jetsons, completa hoje 50 anos. A série estreou em 23 de setembro de 1962, durou apenas uma temporada, mas continua a influenciar a visão de futuro e acabou marcando uma geração.


Os Jetsons eram uma família suburbana americana vivendo em um futuro do século 21 (embora o show nunca tenha especificado um ano exato, há especialistas que apontam que ele se passaria em 2062, um século no futuro). A série estreou na noite de domingo na ABC às 7:30 pm. Foi um dos primeiros shows exibidos em cores.

A série foi precedida pelo seu homólogo na Idade da Pedra, Os Flintstones, que foi exibida por duas temporadas. Ambos os shows foram produzidos pelo estúdio Hanna-Barbera, que também foi responsável por Yogi Bear, Hound Huckleberry, Quest Johnny e Scooby-Doo.

O original durou apenas uma temporada, um total de 24 episódios, mas uma reprise em 1963 introduziu a animação para uma nova geração de fãs. Cinquenta e um novos episódios foram produzidos para distribuição entre 1985 e 1987. Um filme de animação chegou aos cinemas em 1990.


A parte mais legal do show foi a criatividade dos escritores ao elaborar uma tecnologia fantástica e inovações muito afrente do seu tempo. O futuro de Os Jetsons incluía coisas como carros voadores que eram dobrados em pastas, cidades flutuantes, vídeo chat, um computador onisciente chamado RUDI (abreviação de indexador Universal Referencial Digital) e colônias em outros planetas.

Veja abaixo o vídeo do programa piloto exibido em preto e branco 50 anos atrás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...