8 melhores Seriados de TV britânicos dos últimos anos (Parte 1)


Há tempos tenho me apegado com mais frequência à séries britânicas do que à séries americanas. Por terem "temporadas" mais curtas (entre 5 e 8 episódios em sua maioria) acabam sendo mais objetivas e tendo um roteiro muito mais bem escrito. Além disso, as séries britânicas têm se mostrado mais criativas dentro do seu gênero (humor, drama ou ficção científica).
Abaixo seguem algumas que, na minha opinião, foram as melhores séries britânicas que assisti nos últimos tempos.

Edição: Estas são as oito primeiras do total das 15 melhores séries britânicas dos últimos anos que selecionei. Link para a parte 2 com mais sete séries no final deste post.


1. Ashes To Ashes (suspense/ficção-científica)
Série policial com toques de ficção-científica.  Uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Um spin-off da série também britânica "Life on Mars", mas que superou muito sua predecessora. Com 3 temporadas de 8 episódios, a série foi toda ambientada nos anos 80 (contando inclusive com trilha sonora original de hits da época) e conta com elenco brilhante que dá vida a personagens muito bem construídos. Destaque para os protagonistas Gene Hunt (Philip Glenister) e Alex Drake (Keeley Hawes).

O suspense de Alex Drake, uma policial dos dias atuais que foi baleada ao tentar salvar sua filha de um sequestro e acordou misteriosamente em uma delegacia nos anos 80, vai te fazer querer assistir toda a série de uma vez para desvendar seus mistérios.


2. Miranda (comédia)
Comédia da brilhante comediante Miranda Hart. Atualmente na sua terceira temporada (com a 4º confirmada para o fim de 2013), todas com 5 episódios, a série explora as esquisitices da personagem britânica que é chamada de "Sir" com certa frequência. Com personagens exagerados de propósito, a série consegue ser hilária de maneira leve e inteligente.


3. Misfits (drama/ação)
Diversas histórias já exploraram a temática de mutantes e super-heróis, mas nenhuma explorou de maneira tão realista quanto Misfits. Imagine se realmente houvesse pessoas com super-poderes, mas que muitas vezes esses poderes fossem inúteis? E se eles só ferrassem com a vida das pessoas, e ninguém pudesse ser um "herói" como nas histórias em quadrinhos? Dessa premissa surgem histórias interessantíssimas envolvendo de maneira surpreendentemente dramática personagens cativantes e muito bem construídos. Com elenco novato e muito elogiado, a série está em sua 4° temporada, todas com 8 episódios.


4. Utopia (drama/ficção-científica)

Um suspense de ficção-científica muito bem estruturado, que revela um pouco mais de sua história a cada episódio. A série segue um grupo de pessoas que se conheceram online e estão de posse do manuscrito de uma graphic novel cult, que prevê um dos piores desastres da humanidade. O grupo se vê perseguido por governo e organizações secretas envolvidas no plano. Com sua primeira temporada de 6 episódios exibida esse ano, a série se mostrou extremamente envolvente, com elenco brilhante. Destaque para Neil Maskell, que protagonizou as cenas mais intensas.


5. Doctor Who (comédia/ficção-científica)



Um remake muito bem sucedido da série homônima dos anos 60, que narra a história de um alien viajante do futuro. A série que é referência geek, contêm elementos de ação, suspense e humor sagaz. O roteiro muito bem escrito e os personagens muito bem construídos são o segredo do sucesso da série, que está atualmente em sua 7º temporada.


6. QI (Quite Interesting) (comédia)



Um programa de quiz onde ter uma resposta interessante é mais importante que ter a resposta certa. O melhor do programa é nunca se levar a sério. Comandado pelo comediante Stephen Fry com o sidekick Alan Davies, o programa sempre tem convidados inteligentes e bem-humorados que fazem improvisações sempre hilárias. O programa segue a 10 anos no ar.

7. Poirot (suspense)




No ar desde 1989, atualmente em sua 13º temporada, a série traduz para a TV as histórias escritas pela Dama do Crime, Agatha Christie, protagonizadas pelo famoso detetive Hercule Poirot. A série é muito bem sucedida em recriar o clima dos anos 30 e 40, e faz uma adaptação perfeita das histórias sempre muito bem estruturadas. Destaque para David Suchet, que dá vida de maneira brilhante ao detetive baixinho e cheio de manias, e para Philip Jackson, que faz o assistente Japp de maneira bastante convincente.

8. Downton Abbey (drama)



Um drama no estilo 'novelão da Globo'. Mas os atores são muito bons e dão vida a personagens muito bem construídos. Apesar da narrativa inicialmente simplória, a história ganha complexidade a partir das grandes interpretações. Ambientada no período pré-Primeira Guerra Mundial, a série foca na briga pela herança da família Crawley, e os dramas familiares e jogos políticos entre seus empregados. Vencedora de diversos prêmio nos últimos anos, atualmente na 4° temporada, vale a pena dar atenção à série.

Veja a continuação dessa lista com mais 7 grandes séries britânicas.

Alguma outra sugestão? 

Comentários

  1. Respostas
    1. Não acompanhei Skins, apenas alguns episódios. Mas realmente poderia fazer parte da lista. Vou pensar em uma parte 2.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Gostei bastante de Hit The Miss e The Village.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões Jesiel. The Village é realmente muito boa, mas não conheço "Hit the Miss". Irei buscar informações.

      Excluir
  3. Terminei ashes to Ashes ontem e posso dizer que foi PERFEITA.
    O tipo de serie que todos deveriam ver,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)