segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Se você tem uma meta, não conte a ninguém!

Eu ouvi isso esses dias assistindo uma palestra do TED de Derek Sivers (presidente da CD Baby, uma loja online de CDs para músicos independentes) e percebi que eu tenho cometido muito esse erro.

Basicamente, você não deve dizer às pessoas os seus objetivos, porque:

  • Subconscientemente, anunciar uma meta faz com que seu cérebro pense que você já a completou, dando-lhe uma sensação de satisfação sem que tenha feito nenhum trabalho.
  • Conscientemente, você acha que já deu um passo em direção ao seu objetivo, e se permite procrastinar mais.
  • Te torna mais propenso a desistir mais cedo do que se você mantivesse suas metas guardadas só para você mesmo, porque ao declará-las, você já fez com que outros o visualizassem atingindo seu objetivo. Você terá sua imagem própria elevada sem nem ter posto a mão na massa. (1982 - Estudo de Peter Gollwitzer)
Achamos que nossos amigos se responsabilizarão em nos apoiar, mas eles têm suas próprias vidas e problemas para se preocupar.

Já notei também que no passado, quando eu disse a amigos que NÃO ia fazer algo que na verdade queria e deveria fazer (por preguiça ou desmotivação), eu me senti insatisfeito e envergonhado e acabava fazendo.

Não conte sua meta a ninguém até que alguém perceba. Uma vez que outras pessoas notem, ela não será mais um objetivo, e sim uma realização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...