Dicas do Rio de Janeiro: 15 melhores lugares para visitar na cidade

Em meio a caos e protestos, a cidade do Rio de Janeiro tem sediado grandes eventos e recebido cada vez mais turistas. Sempre gosto de recomendar para amigos lugares que acabam não sendo explorados pelos turistas, que sempre acabam indo para os lugares de sempre: Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar, Jardim Botânico... Não que estes lugares não mereçam ser visitados, mas a cidade possui outros cantinhos charmosos e excelentes, seja para fazer uma boa refeição ou apenas para absorver um pouco de cultura ou de beleza que a cidade pode oferecer.

Pensando nisso, preparei uma lista com 15 indicações de lugares excelentes que, em geral, são bem frequentados pelos cariocas mas pouco conhecidos pelos turistas.

  1. TribOz - Centro Cultural Brasil-Australia (Glória)
    Chamado pelos músicos que lá se apresentam como "O templo do jazz", é uma espécie de pub/bar de jazz/bossa nova, sempre com uma agenda de excelentes shows e uma atmosfera acolhedora. Fica na divisa entre a Glória, Lapa e Santa Tereza, em uma rua escondida. Ótimo para ir com os amigos a noite (quinta-feira para mim é o melhor dia, com Alma Thomas), ou à dois, escutar uma boa música, com bons petiscos e drinks diferentes.
    R. Conde de Lages, 19 - Lapa  Rio de Janeiro, 20241-080
    (21) 2210-0366
  2. Rio Scenarium (Lapa)
    Um bar/boate/pub com música ao vivo e alguns ambientes diversificados. Bastante famoso na cidade, costuma atrair também alguns 'gringos'. Uma pena que a entrada é meia cara, e as bebidas também, mas vale a pena conhecer pela sofisticação e por ser um dos lugares mais pop da Lapa, bairro mais boêmio do Rio. Recomendado nos finais de semana. Quem não quiser pagar caro pela entrada pode ainda conhecer o "Leviano" ou o "Carioca da Gema".
    R. do Lavrádio, 20 - Centro  Rio de Janeiro, 20230-070
    (21) 3147-9000
  3. Bar Bukowski (Botafogo)
    Uma espécie de pub indie/alternativo. Apesar de ficar em uma rua escondida de Botafogo, é muito frequentado e quem chega tarde enfrenta uma fila quilométrica para entrar. Um ótimo lugar para ir a noite com os amigos. Boa música, alguns ambientes diferentes e um público jovem e alternativo.
    R. Álvaro Ramos, 270 - Botafogo  Rio de Janeiro, 22280-110
    (21) 2244-7303
  4. Á Mineira (Humaitá)
    Um restaurante de comida mineira relativamente barato e com um buffet delicioso e bem variado. Uma excelente escolha para almoço, pois é espaçoso e dificilmente fica superlotado nesse horário durante a semana. Ótimo custo/benefício.
    R. Visc. de Silva, 152 - Humaitá  Rio de Janeiro, 22271-090
    (21) 2535-2835
  5. Sawasdee Bistro (Ipanema)
    Excelente restaurante de comida Tailandesa. Ambiente sofisticadíssimo e um cardápio saboroso, porém meio caro. Possui também uma franquia em Búzios, na Rua das Pedras, que consegue ser ainda mais saboroso.
    R. Dias Ferreira, 571 - Leblon  Rio de Janeiro, 22431-050
    (21) 2511-0057
  6. Aprazível (Santa Teresa)
    Restaurante de comida contemporânea brasileira. O espaço é enorme, exótico e possui vários ambientes. Além de delicioso, sua localização no alto do morro de Santa Tereza proporciona uma vista incrível de metade da cidade. Uma experiência completa de gastronomia e lazer.
    R. Aprazível, 62 - Santa Teresa  Rio de Janeiro, 20241-270
    (21) 2508-9174
  7. Aterro do Flamengo / Orla de Botafogo / Fogo de Chão (Flamengo/Botafogo)
    Um Excelente combo de passeio, terminando em um dos restaurantes mais populares do momento no Rio de Janeiro. Começando com uma caminhada no Aterro do Flamengo pela manhã (recomendo um domingo), com enorme área verde, seguindo pela orla de Botafogo (uma das orlas mais famosas do Rio, ao lado do Pão de Açúcar), e terminando no Fogo de Chão, restaurante tradicional de churrasco brasileiro. São aproximadamente 4km de caminhada, mas as paisagens são tão magníficas que nem percebemos a distância percorrida. Pelo caminho, há também o Porcão, churrascaria famosa entre os turistas, mas que não recomendo pois o preço está altíssimo e qualidade caiu muito.
    Bom ponto para começar a caminhada no Aterro é pelo Museu de Arte Moderna (MAM) - Av. Infante Dom Henrique 85 / Parque do Flamengo / 20021-140 / Rio de Janeiro RJ
    Fogo de Chão: Av. Repórter Nestor Moreira , 0. Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.
    (21) 2279-7117
  8. Casa da Suíça (Glória) O local, que originalmente abriga o Consulado Suíço no Brasil, possui o único restaurante do Rio com culinária suíça e alemã. Um restaurante tradicional, sofisticado, delicioso, acolhedor e não muito caro. Recomendo um jantar para um programa romântico.R. Cândido Mendes, 157 - Glória  Rio de Janeiro, 20241-220
    (21) 2509-3870
  9. Da Casa da Táta (Gávea)
    Um lugarzinho pequeno e charmoso para tormar um café da manhã tradicional brasileiro. E todas as quartas e quintas há um jantar especial com entrada, prato principal e sobremesa preparado por um chef francês, tudo por R$50,00, com direito a música ao vivo. Ótima pedida.
    R. Prof. Manuel Ferreira, 89 - Gávea  Rio de Janeiro, 22451-030
    (21) 2511-0947
  10. Instituto Moreira Salles: IMS (Gávea)E após o café "Da Casa da Táta" uma ótima sugestão é visitar o Instituto Moreira Salles, na Gávea. Fica próximo ao shopping da Gávea. A construção suntuosa e moderna era mansão do arquiteto Walther Moreira Salles e após sua morte foi transformado em um centro cultural com diversos ambientes. As exposições são sempre interessantes e visitar a própria construção em si, e a floresta natural ao seu redor que se unem aos seus jardins, já é um belo programa.
    R. Marquês de São Vicente, 476 - Gávea  Rio de Janeiro, 22451-040
    (21) 3284-7400
  11. Escola do Pão (Lagoa)
    Uma opção de café da manhã absurdamente deliciosa é a Escola do Pão, restaurante especializado em café-da-manhã e brunch que só abre nos finais de semana até as 13h. Um pouco caro, mas DELICIOSO! Os melhores pães que comi na minha vida foram lá. Uma experiência gastronômica única.
    R. Gen. Garzon, 10, Lagoa  Rio de Janeiro, 22470-010
    (21) 3205-7275
  12. Olympe (Lagoa)
    Restaurante francês do famoso cheff Claude Troisgros Extremamente saboroso mas igualmente caro. Ótima pedida caso queira impressionar alguém. Possui maravilhosos pratos que são verdadeiras obras de arte harmonizados com vinhos.
    R. Custódio Serrão, 62 - Lagoa, Rio de Janeiro, 22470-230
    (21) 2539-4542
  13. Lagoon Gourmet / Lagoa Rodrigo de FreitasO Lagoon é um centro gastronômico sofisticadíssimo que possui um dos melhores restaurantes de frutos do mar do Brasil: Giuseppe Grill Mar. Definitivamente ele possui os mais deliciosos frutos do mar que você poderá comer no Rio de Janeiro. Exatamente em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. Um ótimo passeio seria, após o almoço, caminhar pela Lagoa e até andar de pedalinho.
    Av. Borges de Medeiros, 1424 - Lagoa
    (21) 2244-9628.
  14. Arpoador  (Ipanema)Rio é a cidade das praias e é certo que todo turista vem visitar a cidade pensando em conhece-las. Mas uma praia que é muito subestimada é o Arpoador, um dos lugares mais acolhedores e memoráveis para assistir o pôr-do-sol no Rio de Janeiro. Você pode assistir da areia, perto da pedra Dois Irmãos, ou na varanda do bar Azul Marinho, um pouco caro mas com uma localização privilegiada, na beira da areia.Rua Francisco Otaviano, 177 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
    (21) 2513-5014
  15. Urca / Bar Urca
    Bairro basicamente residencial do Rio de Janeiro que parece ter parado no tempo. AS construções e os comércios são todos em estilo colonial bem preservadas. Local onde moram celebridades dos anos 50 e 60 e a aristocracia antiga do Rio. É quase uma cidadezinha do interior no coração do Rio. Vale a pena caminhar pelo bairro, parar no tradicional Bar Urca em um fim de tarde e tomar um chopp sentado na beira da mureta, de frente para o Cristo.
    Rua Cândido Gaffrée 205, Urca - RJ
    (21) 2295-8744
Essas são as minhas recomendações não muito convencionais para os turistas que querem conhecer um pouco mais dos recantos do Rio. Caso tenha mais sugestões, comente!


Leia a continução desse post:



Comentários

  1. Por favor, essa foto ao lado do "Aprazível', à beira do mar, é do próprio restaurante? Não pode, né? Onde é esse local? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Faby! A foto é do Aprazível sim. Ele tem vista para a Baía de Guanabara. =)

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)