Os melhores da nova MPB: + 15 cantores e bandas da nova Música Brasileira

A Nova Música Brasileira - nova MPB - blog Candria Riviera

Em 2013 postei uma lista da Nova Música Brasileira: 12 melhores cantores e bandas da nova MPB. Na lista, destaquei nomes como Clarice Falcão, Cícero, 5 a Seco, Maria Gadú, Tulipa Ruiz, Roberta Sá, Jay Vaquer, Alma Thomas, Silva, Ellen Oléria, Marcelo Jeneci e Rosie and Me. Seguindo algumas sugestões, decidi dar sequência à lista nesse post apontando 14 outros cantores, cantoras e bandas que têm se destacado na nova MPB. 

Se não leu o post anterior, leia: Nova Música Brasileira: 12 melhores cantores e bandas da nova MPB. 

Segue abaixo a lista 15 novos nomes que se destacam entre os melhores cantores e bandas dessa nova safra da MPB, os artistas que estão cuidando da continuação e evolução do patrimônio nacional.


Obs: Para acompanhar todas as tendências relacionadas a música brasileira e de outros países acompanhe o PODCAST: "I Don't Know Her - Músicas e Tendências". Saiba mais clicando na imagem abaixo:



1. Criolo


Criolo, também conhecido como Criolo Doido, veio de uma leva de rappers paulistas dos anos 90 que lançou também Emicida. Mas foi só em 2006 que largou as salas de aula (era professor) e fundou a Rinha dos MC’s, com batalhas de freestyle, shows semanais, exposições de graffiti e fotografias. Em 2008 recebeu o prêmio “Música do Ano” e “Personalidade do Ano” na quarta edição do evento “O Rap É Compromisso”. 

Sua voz grave se destaca tanto nos raps quantos nas melodias cantadas. E suas letras são poéticas, ricas e filosóficas. Apesar de ser novo na mídia, já está a 20 anos na estrada, e em 2009 gravou um DVD ao vivo com canções de toda a sua carreira na Rinha dos MC’s, que foi posto para venda em 2010, chamado “Criolo Doido Live in SP”. 

Em 2014 ganhou destaque na mídia nacional e internacional com o lançamento do aclamado "Convoque Seu Buda". O álbum é um dos melhores álbuns lançados em 2014. O cd "Convoque Seu Buda" está disponível para download gratuito no site oficial do cantor.


Leia também:
TOP 40 Melhores Albuns de Musicas lançados em 2014
TOP 60 Melhores Músicas de 2014.


2. Ana Cañas


É comum ver um artista dizendo que gosta de cantar ou tocar algum instrumento desde muito pequeno. Tão usual que é até chocante quando algum artista diz que só foi descobrir sua vocação depois dos vinte anos de idade. E foi exatamente isso que aconteceu com Ana Cañas. Atriz nata e apaixonada por teatro e artes cênicas, a artista só foi descobrir a música no fim da faculdade. 

A cantora começou a explorar o Jazz de Ella Fitzgerald e aos poucos foi o misturando com ritmos brasileiros de Chico Buarque e Paulinho Da Viola, rock e até pitadas de reggae. Uma mistura interessante que define a Ana Cañas como artista. 

Gravou seu primeiro disco em 2007. Fez parcerias com Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Nando Reis e Ney Matogrosso. Agora no seu terceiro disco, "Volta", começa a ganhar mais destaque e visibilidade como uma das novas estrelas da MPB.





3. Tiago Iorc


Cantor brasiliense de música indie/alternativa, viveu na Inglaterra, EUA, Curitiba e Rio de Janeiro. Sua música traz muitas influências das culturas dos lugares onde viveu. 

Começou a ganhar notoriedade em 2007, quando sua música Nothing But a Song foi tema da novela Malhação. Desde então, Tiago Iorc começou a trabalhar para lançar seu primeiro álbum Let Yourself In que foi lançado em 2008. Tiago Iorc ainda conquistou mais 3 músicas de seu primeiro CD em novelas: Blame, My Girl e Fine, sendo a última em uma novela coreana. Seu segundo disco de estúdio, Umbilical, foi gravado no Rio de Janeiro e em Nova York, e contou com a produção do americano Andy Chase, que já trabalhou com a banda de rock alternativo The Smashing Pumpkins. Além do Brasil, o disco foi lançado na Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos e Japão. 

Em 2013 lançou Zeski, álbum que reúne músicas de sua autoria em inglês e português e foi eleito um dos 30 melhores álbuns de 2013. Vem aos poucos ganhando fãs participando de festivais pelo Brasil. Veja abaixo o vídeo ficial de "My Girl" de Tiago Iorc.





4. Tiê


Tiê foi modelo, cursou Relações Públicas, estudou canto em Nova Iorque e foi dona de um Café/brechó em São Paulo. No Café, certo dia atendeu os clientes Dudu Tsuda e o compositor Toquinho, com quem a cantora gravou sua primeira música e viajou pelo Brasil e Europa em turnê. Em 2008 começou a fazer shows solo e sua voz doce começou a ganhar fãs.

Lançou seu primeiro disco - “Sweet Jardim” - em 2009. No disco, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, gravadas ao vivo. Em 2014 lançou seu álbum "Esmeraldas". Veja o vídeo da faixa "Piscar o Olho", do primeiro EP da cantora:




5. O Teatro Mágico 


O Teatro Mágico é um grupo inciado por Fernando Anitelli, com elementos do circo, teatro, poesia, música, literatura, política e cancioneiro popular, juntando diferentes segmentos artísticos num mesmo projeto.

O Teatro Mágico surgiu com a idéia de levar aos palcos a estrutura de um “sarau” amplificado. O nome foi tirado do livro “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse. Em uma passagem, a personagem principal se depara com uma placa onde se lê: “Esta noite o Teatro Mágico - Entrada para raros”. 

O grupo é composto por músicos e performers. Fazem música Pop, porém com uma estética sonora, textual e visual muito particular. A filosofia da trupe é divulgar seu trabalho através do Movimento Música para Baixar – MPB - comprometido com a defesa do livre compartilhamento de arquivos musicais via internet e flexibilização do direito autoral, que conta com adesão de artistas e músicos preocupados com a questão da censura na web. O disco “Grãos do Corpo” pode ser baixado gratuitamente no MEGA ou pelo Torrent

Outras músicas do grupo estão disponíveis para download gratuito no Last.fm.





6. Mariene de Castro


Mariene de Castro era backing vocal do Timbalada e de Carlinhos Brown. Foi para a França, onde começou a cantar sozinha e receber atenção de diversos produtores extrangeiros. Só começou a ser notada no Brasil depois que gravou o álbum “Abre caminho”, vencedor do Prêmio TIM de música na categoria regional em 2005. 

Baiana da gema, adorada pela crítica, ela já foi destaque nas folhas culturais dos principais jornais do País, embora ainda seja uma quase-desconhecida entre o público de sua terra. Em 2012, a canção "Amuleto de Sorte", cover de Clara Nunes, foi tocada em algumas rádios brasileiras. O samba baiano e sua voz forte são suas marcas que estão em todas as músicas que interpreta. 

Afilhada de Zeca Pagodinho, ganhou dele a música "Colheita", que é título do seu mais recente álbum lançado em 2014.



7. Filipe Catto


Filipe Catto é cantor e compositor de Porto Alegre de voz peculiar, com timbre quase feminino e características musicais muito próprias. Catto passou a adolescência gravando faixas caseiras e fazendo o que parece ser o futuro da indústria musical: distribuindo este material pela internet.

Em 2009 Filipe Catto lançou seu primeiro EP intitulado SAGA, onde apresenta toda sua trajetória em busca de uma musicalidade própria, esmiúça suas percepções mais íntimas, suas amarguras, impulsos e anseios.  

O cantor lançou seu segundo álbum em 2013, "Fôlego". O EP de estréia, SAGA, cuja faixa título fez parte da novela "Cordel Encantado", está disponível para download gratuito neste site. No Last.fm também há diversos mp3 do Filipe Catto para baixar de graça

Filipe Catto é um nome da nova gama de músicos nem tão subterrâneos, nem tão convencionais, que precisa de espaços para se apresentar à mídia. O mais recente álbum do cantor, "Entre Cabelos, Olhos E Furacões", gravado ao vivo e lançado com o DVD, está disponível para download no itunes.

Ouça no vídeo abaixo a faixa Adoração:




8. Céu


Maria do Céu Whitaker Poças, ou simplesmente Céu, é uma cantora e compositora de MPB. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira, particularmente do samba, como de hip-hop, afrobeat, jazz e R&B.

Tendo iniciado sua carreira em 2002, e já carregando na bagagem indicações ao Grammy latino e citações na Billboard norte-americano, Céu não é tão desconhecida na mídia, e vem ganhando cada vez mais espaço como novo grande nome da MPB.

Céu teve seu disco de estreia, (CéU), lançado em 2005 em parceria com a Warner. Com shows pequenos no Brasil, ela foi firmando seu nome aos poucos. Com uma profusão de sonoridades – eletrônicas, reggae, dub, afrobeat e samba –, Céu trouxe nova roupagem para canções como “Concrete Jungle”, de Bob Marley e “O Ronco Da Cuíca”, de João Bosco e Aldir Blanc.

Seu mais recente álbum é o Caravana Sereia Bloom, de 2012. 





9. Christiano Dortas


Carioca da gema e figura fácil na noite da Lapa (RJ), Christiano Dortas é um cantor, poeta e compositor de pop/rock que, apesar de introspectivo, possui espírito revolucionário. E isso se traduz visivelmente em suas canções e em seus shows, sempre muito energizantes e contagiantes.

Casado com a talentosíssima atriz e cantora de musicais Evelyn Castro, Dortas sempre foi apaixonado por música e literatura. Começou a estudar piano aos 8 anos e em 1998 começou a conhecer os palcos como vocalista da banda Sifuhanks. Em 2006 lançou seu primeiro álbum autoral.

Depois do grande sucesso do CD "Mutação", lançado em 2010, com as músicas Levando amor e Não é pecado, atualmente vem ganhando destaque com sua canção "Em Meio a Tudo", tema da novela Alto Astral. Ouça a canção no vídeo do youtube abaixo:







10. Apanhador Só


Um punhado de belas canções e uma capacidade de cativar o público: foram estes ingredientes que garantiram ao Apanhador Só prestígio e destaque na fértil cena da nova música brasileira, desde 2006, quando surgiu com o EP Embrulho Pra Levar.

Com versos filosóficos e música de espírito aventureiro, o disco do quarteto de Porto Alegre conquistou admiradores fiéis em shows pelos principais palcos do Brasil. O segredo do sucesso do grupo está no talento para compor canções pop com uma simplicidade ancestral e que, ao mesmo tempo, desafia ouvintes atentos a desvendar novas camadas sonoras e líricas a cada audição. Foi esse equilíbrio entre o popular e o experimental que rendeu ao Apanhador Só tanto reconhecimento, antes mesmo de seu primeiro álbum, Apanhador Só, ser lançado em 2010 e ir direto para as listas de melhores do ano.

A cada ano o grupo vem lançando um novo disco, sendo o mais recente o "Antes Que tu Conte Outra" de 2013. O disco está disponível para download gratuito.

É possível baixar gratuitamente de todos os discos do Apanhador Só no site oficial.




11. Mariana Aydar


Filha de músicos, Mariana Aydar é uma cantora paulista surgiu no cenário musical brasileiro em 2000 quando ingressou na banda de Miltinho Edilberto, cantor de forró pé-de-serra. 

Forrozeira, Mariana se juntou a jovens e talentosos músicos até que nasceu a banda CaruáEm 2004, após estudar canto no Brasil e Estados Unidos, Mariana foi estudar música em Paris, onde conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir seus shows numa turnê européia. 

De volta ao Brasil em 2006, lançou seu disco de estréia, Kavita 1 (“poeta” em Sânscrito). Seu álbum mais recente foi lançado em 2011, "Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo".

Sua voz transita do samba e forró até as sonoridades mais contemporâneas, o que torna Mariana um dos principais nomes da nova MPB.





12. Banda do Mar 


Banda do Mar é uma banda formanda em 2014 pelos músicos Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Ferreira

As carreiras do casal Mallu e Camelo já se encontraram em diversos outros momentos desde 2008. Já o cantor português Fred (ex- Buraka Som Sistema), trabalhou no último disco de Wado, Vazio Tropical, cuja produção é de Camelo.

A reunião dos três artistas surgiu despretenciosamente e o álbum com canções de arranjos leves e ao mesmo tempo ritmos dançantes, já rendeu elogios, milhares de downloads, shows agendados por todo o Brasil e Portugal e milhares de views dos vídeos "Mais Ninguém" e "Hey Na Na"





13. Thiago Pethit 


O cantor e compositor paulista Thiago Pethit tem um estilo muito peculiar, um folk pop/rock nacional que pode gerar estranheza para quem procura a mpb mais convencional. 

Estreou em 2008, com o EP ‘Em Outro Lugar’. Influenciado pela cena underground dos anos 60 e 70, o primeiro álbum de Thiago - intitulado ‘Berlim, Texas’ - foi lançado em 2010, com sonoridade bastante Folk. Seu segundo trabalho, ‘Estrela Decadente’, teve lançamento em 2012, e trouxe músicas com um lírico mais “sujo” em relação ao seu primeiro álbum, pois a inspiração de Pethit para essas músicas foi o período de depressão vivido por ele, em 2011. Em 2014, lançou o terceiro disco da carreira, ‘Rock’n’Roll Sugar Darling’ dedicado a uma estética renovada e contemporanea do clássico rock’n’roll de Elvis Presley, Iggy Pop e Lou Reed.

O álbum "Rock'n Roll Sugar Darling" está disponível para download gratuito no site do cantor. Clique para baixar gratuitamente.

Veja abaixo o vídeo da faixa "Moon" de Thiago Pethit.





14. Toni Ferreira


O cantor paulista Toni Ferreira foi revelado em 2010 pela sua amiga, a cantora Maria Gadú no “Multishow ao Vivo”. Muito comparado com Cazuza, desde cedo recebia influêcias do seu pai, produtor musical, músico e se apaixonou pelo blues. Cantor e compositor, lançou seu álbum de estréia “Toni Ferreira” em 2013, com faixas autorais

Mas Toni Ferreira não é só um cantor de blues. Ele é um músico de espectro amplo, temperado pela noite paulista, pelos clubes e bares em que tocou. Graças a essa estrada, seu som consegue dialogar com as mais diversas linguagens, com estados de espírito variados, extremos até. 




15. Selton


O quarteto gaúcho Selton, formado a oito anos, assim que montaram a banda, arrebataram fãs, engordaram a agenda de shows, emplacaram músicas nas rádios e clipes na MTV. Mas tudo isso a quilômetros de casa, na Itália.

Ramiro Levy (voz, guitarra e ukulele), Daniel Plentz (bateria e voz), Ricardo Fischmann (voz, teclado e guitarra) e Eduardo Stein (baixo e voz) foram colegas no Colégio Israelita, em Porto Alegre. Durante a faculdade, resolveram fazer intercâmbio: cada um estava em viagem pela Europa, e acabaram se encontrando em Barcelona. Então, eles, que nunca haviam tocado juntos, fundaram a banda para poder bancar o aluguel.

Banana à Milanesa (2008), primeiro disco da Selton, mistura um toque brasileiro (arranjos de rock, samba e MPB) com clássicos italianos dos anos 1960.

Com sonoridade folk/rock alternativa, e com influências cada vez maiores da música brasileira, a banda está investindo mais tempo e energia para conquistar o público do país: o quarteto conta com uma agente brasileira para a divulgação do novo disco e ampliou o número de shows da turnê nacional. Não à toa, o nome do recém-lançado álbum do grupo é "Saudade".

É possível baixar de graça o novo single da Selton, "Saudade", na página da banda no Facebook. Para fazer o dowload gratuito basta curtir a página. 



__________________________________________________________________________



Alguma sugestão que ficou de fora? Comente!

Comentários

  1. Aqui no Cantinho Brasileiro no Radio da WRCT 88.3 FM em Pittsburgh estamos ligados. Mandem novidades sempre! Nosso site www.arrepiabrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão Carla. Irei visitar a rádio. ;)

      Excluir
  2. Permita lhe apresentar o EP Drama-Flor do músico gaúcho que vem sendo destaque no sul www.danieldebiagi.com abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Irei baixar o EP para conhecê-lo. ;)

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)