RuPaul Drag Race: elevando 'drag' a 'star'



A cultura underground das drag queens começou a mudar em 2008, com o surgimento do reality show "RuPaul Drag Race". No programa, drag queens selecionadas pelo apresentador e idealizador do programa, RuPaul, competem em uma série de desafios diários que envolvem talentos como costura, encenações, canto entre outros. Leva o prêmio quem comprova ter mais "charisma, uniqueness, nerve, and talent" (carisma, singularidade, equilíbrio e talento).

E os brasileiros tem estado entre os mais fiéis espectadores de "RuPaul's Drag Race". Um dos reality shows mais divertidos e bem produzidos dos últimos anos, o programa tem arrebatado novos fãs a cada temporada e é fenômeno nas redes sociais. Como reflexo disso, às vésperas da estréia da sétima temporada, a Folha de S. Paulo entrevistou RuPaul. 

"Esperava sucesso nos EUA, mas jamais imaginei que virasse hit mundo afora", contou RuPaul À Folha de S. Paulo ao ser informado que 7 ex-participantes do reality farão shows no Rio e em São Paulo só no primeiro trimestre de 2015. 

A reportagem inclusive cometeu um erro bastante comum: no título, chamou RuPaul de travesti. No site, postaram uma errata corrigindo que travestis e drag-queens são expressões completamente diferentes. Travestis são homens que se vestem de mulheres (ou vice-versa) pois querem ser assim na vida real. Drag queens são personagens criadas por artistas performáticos, são expressões artísticas, podendo ser mulher ou homem se vestindo como uma personagem seguindo determinado conceito artístico.

Isso é só uma amostra do tanto de desinformação e preconceito que existe por trás de todo glitter e glamour do mundo das drags. Seja no meio LGBTQXYZ, no meio feminista ou no meio hétero. E aos poucos, em uma escala ainda pequena mas significativa, RuPaul Drag Race vem tentando trazer mais informação e expôr todo o sofrimento que as drags tiveram que superar para conseguir explorar seus talentos e ser verdadeiras com quem elas realmente são.

Diversas drag queens que passaram por RuPaul Drag Race se tornaram verdadeiras estrelas. Veja algumas delas:



1. Pandora Boxx

Comediante de NY que participou da segunda temporada do programa. Se destacou por sempre desfilar figurinos divertidos e sempre fazer piada de qualquer situação. Foi coroada Miss Congeniality da temporada e desde então gravou comerciais para a vodka Absolut, fez um especial de TV de stand up comedy, gravou diversos singles, começou a escrever espetáculos de teatro e participou da edição All Stars.







2. Adore Delano

Danny Noriega foi finalista da 7º temporada do American Idol. Mas foi com sua drag Adore Delano que, após ser finalista da 6º temporada de RuPaul Drag Race, gravou seu primeiro álbum e está rodando o mundo em turnê com sua banda. Mesmo sem saber costurar, se destacou pela sua personalidade e carisma.




3. Bianca Del Rio

É a personagem de Roy Hayloc, ator, comediante e estilista. Bianca é uma comediante especilizada em insultos. Na 6º temporada se destacou por sempre ter tiradas cômicas mesmo fora do palco. Antes mesmo de vencer a temporada já havia participado de diversos filmes, séries e espetáculos teatrais. Atualmente viaja pelos EUA em espetáculo próprio.




4. Alaska Thunderfuck 5000

Alaska foi finalista da 5º temporada e ficou marcada por comprimentar a todos com um nasal "Hiiiiiii". Com formação superior em teatro, Alaska se destaca por seus desfiles performáticos e por suas dublagens cheias de expressão. Lançou diversos singles, comerciais e atualmente realiza diversos shows pelo mundo, inclusive recentemente em São Paulo e Rio de Janeiro.





5. April Carrion

Também da 5º temporada, foi eliminada precocemente. Desde então, tem feito shows não só em Porto Rico, sua terra natal, mas em algumas cidades dos EUA, e tem ingressado no mercado de moda, produzido vestidos de alta costura. 





6. Shangela

Participante da 2º temproada e trazida de volta para a 3º. Ficou conhecida pela sua exclamação "halleloo!". Shangela tem feito shows de stand up comedy e participado de filmes e séries de TV como Glee, Bones e 2 Broke Girls.




7. Jujubee

Finalista da terceira temporada, nunca ganhou nenhum desafio no programa. Mas possui uma personalidade muito marcante e engraçada. Ela possui graduação completa em teatro e viaja o mundo realizando espetáculos de lyp-sync (também esteve em São Paulo). 



8. Sharon Needles

Vencedora da quarta temporada do programa, se destaca por seu estilo edgy, seu humor negro, e sua drag punk e "out of the box", mesmo sendo cheio de fobias sociais. Uma drag alternativa.




Mas uma coisa todas essas drags têm em comum: ensinam a todos a se aceitar e superar os preconceitos da vida. Afinal, se você não se amar, como conseguirá amar outra pessoa, "can I get an Amen?".



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)