Como Netflix, Steam e Spotify estão vencendo a pirataria?

Como Netflix, Steam e Spotify estão vencendo a pirataria?


Pense na sua série favorita. Ela lançou um episódio novo ontem e você quer vê-lo. O que fazer? Se não estiver passando na TV a cabo, a alternativa seria digitar no Google e ver onde consegue assistir. Se não conseguir achar um serviço pago facilmente disponível, a pirataria acaba sendo a solução mais rápido, fácil e muitas vezes a única disponível. É aí que serviços como Netflix (streaming de séries e filmes), Steam (plataforma de jogos) e Spotify (streaming de músicas) têm se destacado.

O motivo? Simples: Não há porque piratear mídias quando você tem acesso super fácil a elas.


Steam foi o pioneiro dos três e transformou o mundo dos games ao fazer milhões de gamers pararem de piratear jogos ao torná-los facilmente acessíveis para compra. Isso comprovou que a pirataria acontecia por pura conveniência. 

Gabe Newell, presidente do Steam, disse em uma entrevista que "a pirataria é combatida oferecendo um serviço melhor do que a pirataria pode oferecer". Se um gamer sentir impulso de jogar algo novo, ele quer jogá-lo AGORA e não em alguns dias quando conseguir achar uma loja que tenha o jogo (ou em um ano quando for lançado no Brasil). Sem falar que piratear jogos exige uma certa dedicação para usar cracks, keygens e afins.

Um site que só vende música (por exemplo, itunes) não fornece nada mais que o 'Pirate Bay' pode oferecer, enquanto o Spotify oferece playlists customizáveis que você pode compartilhar, Steam tem uma plataforma social gigante para gamers, acompanhamento de 'achievements' nos jogos, Netflix tem uma rede de recomendações inteligentes baseada no que você assiste, séries originais que lançam temporadas inteiras de uma vez, etc.

Se você não pode obter recursos como esses via pirataria, então as pessoas vão pagar por estes recursos extras e pela conveniência. Se a indústria quiser matar a pirataria de programas de TV, filmes, jogos e músicas, precisam dar aos usuários o mesmo poder de escolha, a mesma velocidade e as mesmas datas de lançamento de sites de torrent. Compensando a cobrança de um preço justo com exclusividade e conveniência.

É claro que estes serviços não são perfeitos. Netflix enfrenta ainda as barreiras regionais que o impedem de oferecer certos filmes e séries no Brasil, mesmo problema do Spotify, que tem problemas para conseguir acervos de alguns artistas. Mas já é um grande avanço termos todas estas mídias acessíveis legalmente de qualquer lugar por preços baixos.


pirataria comic


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)