quarta-feira, 11 de março de 2015

Música Indie: +10 Melhores Cantores e Bandas Indie hoje

Música Indie: +10 Melhores Cantores e Bandas Indie hoje - Woodkid, Haley Reinhart, The Frames, Lianne La Havas, Banks, The xx, Chvrchs


A tecnologia e as mídias sociais permitem que artistas independentes tenham mais facilidade de fazer sua música e divulgá-la através de canais como, YoutubeSpotify e SoundCloud. Com ferramentas como o PledgeMusic eles conseguem ajuda de seus fãs para financiar a gravação de um álbum ou EP. E assim, cada vez mais pessoas se interessam pela "música indie", ou seja, a música independente de grandes gravadoras.

Em 2013 em post falando sobre a 'música indie'  recomendei 10 dos melhores cantores, cantoras e bandas indie atuais: Duncan Sheik, Matt Alber, Iron and Wine, The Swell Season, Crystal Bowersox, A Fine Frenzy, Chris Garneau, Sandi Thom, Bombay Bicycle Club e Room Eleven

Decidi atualizar a lista com mais 10 artistas que têm se destacado no cenário da música alternativa. Veja a lista a seguir:


1. Woodkid 

O cantor e compositor indie alternativo Yoann Lemoine, nascido na França, é mais conhecido pelo seu nome artístico Woodkid. Começou sua vida artística como cineasta, e isso fica bem claro nos vídeos de seus singles “Iron”, “Run Boy Run” e “I Love You”. Seus shows são verdadeiras imersões audio-visuais em um ambiente de 'sonho'. O primeiro EP do cantor, Iron, foi lançado em 2011. 

Veja o cinematográfico clip de "Run Boy Run":





2. Haley Reinhart

Cantora e compositora de blues e jazz, Haley Reinhart foi 3º lugar no American Idol em 2010. Mas superou todos os rótulos do programa e vem se firmando como uma artista independente de Jazz e indie pop. Gravou seu primeiro álbum "Listen Up!" em 2012 e prepara um EP para lançamento em 2015.

Veja a gravação ao vivo de "Love Is Worth Fighting For" uma das canções escritas e musicadas por Haley que estará em seu próximo disco.





3. The Frames

The Frames é uma banda Irlandesa fundada em 1990 por Glen Hansard, que também fez parte do duo "The Swell Season" e do musical/filme Once. A banda inclui também Colm Mac Con Iomaire, Joe Doyle, Rob Bochnik e Graham Hopkins. A banda continua ativa e fiel ao som típicamente irlandês e composições orgânicas e profundas.

Destaque para a voz intensa de Glen e suas interpretações enérgicas e cheias de emoção.





4. Troye Sivan 

Troye Sivan nasceu na África do Sul, mas foi na Australia que conseguiu mais destaque ao chegar na final do programa StarSearch em 2007. Seu álbum de estreia, Dare To Dream, foi lançado em fevereiro de 2008. Em dezembro de 2012, Sivan produziu o video “The 2012 Song” que conta a história do ano a partir de sua perspectiva, e se tornou viral. Com um som indie pop com influência eletrônica, agora com 18 anos lançou seu mais recente EP, TRXYE, incluindo a canção abaixo, Happy Little Pill. 





5. Lianne La Havas

Lianne La Havas escreveu sua biografia em seu site assim: "Ainda cantando e agora com a adição de uma guitarra. Agregando valor! Eu também ainda estou escrevendo músicas, e ainda continuo contanto com bom e velho boca a boca". E foi assim que Lianne sem nenhum apoio promocional, conseguiu gravar totalmente independente seu EP "Lost & Found" e, logo em seguida, seu primeiro álbum "Is Your Love Big Enough?" que recebeu diversos prêmios. Lianne tem uma voz doce e espetacular, que escorrega pelas suas canções de puro neo-soul. 




6. CHVRCHES

CHVRCHES (“churches”) é uma banda escocesa de electropop de Glasgow (Escócia) formada em 2011. O grupo formado por Lauren Mayberry (vocais), Iain Cook (synths, guitarra, baixo, vocais) e Martin Doherty (synths, samplers, vocais) começou a ganhar visibilidade com a popularidade do synthpop. O álbum de estreia “The Bones of What You Believe” foi lançado em 2013.

Veja abaixo o clip da excelente The Mother We Share.




7. Sufjan Stevens

Vindo do revival do folk no indie pop Sufjan Stevens (pronuncia-se “SOOF-yahn”) é um músico multi-instrumentista e compositor americano de grande lirismo e riqueza instrumental. Suas músicas são mescladas com vários estilos, desde eletrônica, lo-fi folk até o instrumentalismo sinfônico. Suas influências do Jazz também são bem claras. 





8. TV on the Radio

TV On The Radio é uma banda avant-garde de rock alternativo formada no ano de 2001 em Nova York. O som da banda possui influências de gêneros musicais distintos, como a cappella, electro, free-jazz, post-punk e o trip hop. Apesar de lançar álbums aclamados pela crítica e muito premiados, a banda nunca alcançou sucesso mainstream, permanecendo ainda independentes. 




9. The xx

The xx é uma banda de rock alternativo e indie pop britânica, formada em Londres em 2005. É composta por Romy Madley Croft (vocais e guitarra), Oliver Sim (vocais e baixo), Jamie Smith (beats, produção, percussão).





10. Banks 

Jillian Banks, ou simplesmente Banks, nascida em Los Angeles e radicada em Londres, lançou seu primeiro EP chamado London em 2013, e prepara seu primeiro álbum com influências do eletrõnico alternativo. Uma das maiores representantes femininas da música alternativa atual, suas músicas trazem perspectivas honestas e poéticas sobre o amor e a humanidade com uma voz frágil e deliciosa. 








Mais algum artista independente que gostaria de incluir nessa lista? Comente!

5 comentários:

  1. Arum Rae é ótima, super recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Arum Rae é ótima, super recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Daughter é ótima, super recomendo. Rs

    ResponderExcluir
  4. Foster the people e Haim são muito boas.

    ResponderExcluir
  5. Fala sobre o Fabio Blänc, eu amo o som dele mas tem poucas informações dele na net, ele tem um álbum muito phoda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...