Melhores jogos de mundo aberto: GTA V x Skyrim x Fallout New Vegas

Jogos com mundo aberto (open world) são jogos que não são lineares, no qual o jogador pode percorrer livremente o mundo do jogo e escolher onde, quando e como visitar certas áreas do jogo, com quais personagens interagir, etc.

Gosto muito do gênero "mundo aberto", mas me incomodava como eles pareciam ser realmente abertos, mas eram limitados de diversas maneiras com paredes invisíveis, detritos bloqueando seu caminho, e vários dados reciclados. Porém, temos visto uma geração de jogos incríveis que mudaram os conceitos de "open world", como meus favoritos: GTA IV, Skyrim e Fallout New Vegas.

Abaixo apresento cada um deles (irei falar do Grand Theft Auto V, mais recente lançamento ao invés do GTA IV), o que eles têm de melhor e pior, links para download e mods recomendados (modificações que podem ser feitas em um jogo, feitas pelos desenvolvedores oficiais ou por fãs).

1. Fallout New Vegas


Meu jogo de mundo aberto favorito. E o melhor de toda a franquia Fallout. A história se passa depois de uma guerra nuclear e os EUA se tornou uma nação destruída. A humanidade emerge da tragédia como egoísta e com pessoas mais sedentas de poder do que nunca. Apesar do bombardeio e de inúmeras armas nucleares, a cidade de Las Vegas conseguiu sobreviver à guerra praticamente intocada. Em paralelo, um grupo de pessoas começou a divulgar os valores do antigo sistema de governo e começaram a ser chamados de República Nova Califórnia, ou NCR. A NCR e os cidadãos de New Vegas têm acesso a água e energia, que não existem na maioria das outras áreas. Em oposição à NCR existe a Legion, uma ditadura de um homem que governa com base na metodologia romana de conquistar outras civilizações. A Legion absorve tribos vizinhas e escraviza uma parcela de sua população.

Uma das coisas que mais gostei no jogo é que seu personagem possui "karma". Não existe nada tão simples como bem, ou mal. Tanto a Legion, quanto a NCR ou qualquer outro grupo do jogo tem, seus lados positivos e negativos. Você precisa tomar decisões complexas e lidar com suas consequências.

Além disso, você pode recrutar diversos "companions". No jogo original há poucos, mas há diversos mods que acrescentam mais personagens que podem caminhar e lutar com você. Alguns 'companheiros' e NPCs são muito bem desenvolvidos, com backstory e motivações interessantes. E se eles forem silenciosos, você pode ainda sintonizar diversas rádios e ouvir músicas e notícias da região. Definitivamente é um universo muito bem desenvolvido.

É possível joga-lo em primeira pessoa ou em terceira pessoa. As animações não são muito boas e os gráficos relativamente ultrapassados, por isso talvez o jogo em primeira seja mais interessante, pois permite uma maior imersão. Além disso, diferente da maioria dos jogos de mundo aberto, é possível jogá-lo no modo de estratégias V.A.T.S. Projetado para tornar o jogo menos shooter (jogo de tiro), VATS (que significa Vault-Tec Assisted Targeting Sistema) permite pausar a ação e selecionar partes específicas do corpo de seu alvo. Muito prático para quem prefere explorar o mundo ao invés de ficar matando pessoas.

E o melhor: muitas side-quests. Com um universo tão rico, personagens e histórias bem ambientadas, e diversas quests, você terá horas e horas de jogo com um nível de imersão que nenhum outro jogo de mundo aberto possibilita igual.

Sites que recomendo para downloads do jogo (fique de olho nas promoções. No Steam por exemplo duas vezes por ano ele fica com 75% de desconto):

Mods mais recomendados:

- Project Nevada: Inclui uma nova área, com personagens e diversas quests novas no jogo.
- Texture Packs:  Melhora infinitamente os gráficos do jogo. Recomendado para quem tem computadores potentes.
- Weapons Mods Expanded: Adiciona armas e incrementa as já existentes no jogo.
- Willow, a better companion experience: Adiciona uma personagem muito bacana que pode ser sua companheira. É preciso se cadastrar no Nexus para visualizar esse mod.


2. Skyrim



Skyrim é um universo imenso e que possui infinitos mods. Um mundo de fantasia muito bem criado e cheio de missões e itens secretos.

Uma breve cena de introdução apresenta seu personagem, que mais tarde revela-se como um Dragonborn, pessoa com a capacidade de falar a língua dos dragões e dar 'shouts' como o famoso Fus-Ro-Dah. Ele foi capturado em uma rebelião civil e levado para ser executado. Nesse momento um acontecimento inesperado permite sua fuga e, a partir desse momento, você está a sua própria sorte em um mundo imenso.

Os gráficos originais são muito realistas, mas com os mods certos ficam incríveis, como um filme épico. Se você tiver um computador muito bom, rode esse jogo em full HD e tenha uma das experiências mais incríveis que um jogo pode proporcionar.

Os únicos pontos negativos do jogo são a superficialidade dos personagens e a história extremamente simplória. Você não consegue se envolver com o personagem nem tem empatia por nenhum NPC. Além disso, suas decisões não importam tanto e a narrativa do jogo não apresenta grandes atrativos.

Sites que recomendo para downloads do jogo (fique de olho nas promoções. No Steam por exemplo ele costuma ter até 50% de desconto em alguns períodos de promoção):
Mods mais recomendados:

- Real Clouds: Adiciona nuvens realistas e gráficos para o céu muito mais variados. Deixa o visual do jogo absurdamente incrível.
- Falskaar: Um mod/DLC que adiciona novas áreas, personagens e histórias ao jogo.
CTD and Memory patch ENBoost: Melhora a performance do jogo, para que ele use melhor a memória disponível no PC.
- Alternate Start, live another life: Permite que você comece o jogo de maneiras alternativas ou aleatórias.
- Skyrim HD 2k Textures: Gráficos absurdamente realistas para quem tem uma máquina potente.


3. GTA V (Grand Theft Auto 5)

 

Assim como GTA: San Andreas, antes disso, GTA V, com lançamento agendado para 17/09/2013, será ambientado na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas. A localização é baseada em Los Angeles, Califórnia.

GTA V, assim como o GTA IV, é um jogo de ação e aventura de mundo aberto que dá ao jogador total liberdade para movimentar-se à vontade e interagir com o ambiente. Os jogadores podem escolher entre completar missões específicas ou circular livremente no jogo, envolvendo-se, criando ou resolvendo problemas.

Grand Theft Auto V oferece suporte multiplayer, o que será o maior avanço do jogo em relação aos seus predecessores. Será possível jogar com até 16 pessoas no mesmo "mundo". E já foi anunciado que o modo online terá ainda diversas outras cidades, personagens e histórias além do jogo individual básico.

As histórias e personagens nunca foram o ponto forte da franquia. Mas os gráficos são muito bons e a jogabilidade é uma das melhores dentre todos os jogos de mundo aberto.

Até o momento, GTA V foi lançado apenas para Xbox 360 e PS3. Recentemente a NVIDIA, desenvolvedor do jogo, postou a seguinte nota: "NVIDIA não tem informações sobre qualquer possível lançamento da versão PC de Grand Theft Auto V, ou sua disponibilidade nesse formato."

Mas o GTA IV não deixa a desejar e ainda é meu favorito. Na época do lançamento havia diversos bugs que foram corrigidos com o tempo. Sites que recomendo para downloads do GTA IV (fique de olho nas promoções. No Steam o GTA IV estava com 75% a pouco tempo):

Mods mais recomendados:

- Simple Trainer: Mod com um menu que auxilia o jogador a modificar o carro, gerenciar missões, objetivos, etc.
Graphical overhaul: Melhora absurdamente os gráficos do jogo, com efeitos de luz e sombra mais realistas.
Realistic Car Pack: Adiciona mais 23 modelos de carros esportivos e ainda dá um upgrade nos carros do jogo.
Trees ModIV: Melhora os gráficos do jogo sem afetar a performance. Ótimo para quem não tem um computador muito potente.



Veja também recomendações dos melhores jogos artísticos.

Veja lista dos melhores jogos online para crianças e adultos.

Leia a crítica sobre Bioshock Infinite.

Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)