sábado, 1 de outubro de 2011

Dieta para Emagrecer: efeitos e benefícios da dieta cetogênica

 

Na busca por mais saúde e por uma melhor forma física, é indispensável além de exercícios físicos, mudar os hábitos alimentares. O que poucas pessoas sabem é que uma dieta não precisa ser necessariamente um sofrimento, vivendo a base de água, luz e saladas. É possível fazer uma dieta com alimentos saborosos de maneira saudável. Buscando por uma alternativa "milagrosa" descobri a dieta cetogênica.

O que é uma dieta cetogênica?

Uma dieta cetogênica é qualquer dieta que faz com que entremos em 'cetose', ou seja, faz com que nosso organismo na ausência de glicose passe a quebrar gorduras. Normalmente em uma dieta rica em carboidratos, o corpo vai preferir usar a glicose como combustível (geralmente a partir de carboidratos), mas restringindo carboidratos, o corpo vai preferir usar a gordura como combustível.

Cetose também é uma forma eficaz de controlar o açúcar no sangue. Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz insulina para se livrar de todo o açúcar no sangue. Mas já havendo carboidratos para ser usado como combustível, o seu corpo passará a armazenar as células de gordura e a não liberar nenhuma para ser queimada. Assim, através da redução de carboidratos e estímulo da cetose, seus níveis de insulina serão regulados em um nível inferior, e seu corpo vai querer queimar a sua gordura corporal como combustível em seu lugar. Na maioria dos casos, isso significa uma impressionante perda de peso!

Com os níveis de açúcar no sangue controlados, você vai sentir menos fome e desejos. Emparelhado com uma quantidade adequada de proteínas e alta ingestão de gordura, você vai se sentir satisfeito e saciado pela dieta.

O que posso comer?

A dieta cetogênica típica é qualquer dieta que restringe carboidratos a uma quantidade entre 0-50g por dia. A recomendação geral dos especialistas é começar com 20g de 'net-carboidratos' por dia. Este limite é bom para eliminação de lixo alimentares, carboidratos refinados e de quaisquer outros alimentos que nos engordam.
 
Net-carboidratos são os carboidratos totais menos os carboidratos fibrosos (fibra não conta porque o seu corpo não a absorve). Por exemplo, uma xícara de brócolis picado é 6g de carboidratos totais e 2g de fibra. 6g - 2g = 4g carboidratos líquidos.

Os carboidratos devem, idealmente, vir de fontes que podem ser totalmente absorvidas pelo organismo, tais como legumes, nozes, leite, etc. Tente o seu melhor para evitar os carboidratos refinados, como pães, massas e cereais, amidos e féculas, como a batata, feijão e legumes, e outros açúcares refinados, como açúcar branco, HFCS, e até mesmo o açúcar de frutas.

A maioria das refeições deve se concentrar em uma proteína e gordura com um lado de legumes. Alguns exemplos seriam: um bife com espinafre refogados, ou coxas de frango com brócolis e molho de queijo. Petiscos e lanches pode incluir nozes e sementes, queijo, ou qualquer coisa "ceto-friendly". Em caso de dúvida, verifique no rótulo nutricional ou no Google a contagem de carboidratos, para ver se ele se encaixa dentro do seu objetivo de carboidratos por dia.

Observo que uma quantidade adequada de proteínas também é um aspecto muito importante da dieta cetogênica e vai ajudá-lo a preservar a massa muscular (ou a desenvolver mais, caso esteja fazendo musculação).

Quanto de gordura / proteína / carboidratos eu preciso por dia?
Um dos mantras da dieta cetogênica é a proporção de macronutrientes "60/35/5". Isto significa que a percentagem da sua ingestão calórica diária deve ser 60% de gordura, 35% de proteínas e 5% de carboidratos. Gordura e proteína nos mantêm saciados, por isso mais deles é muitas vezes preferível para mantê-lo em um déficit calórico. Embora índices de macronutrientes são um bom ponto de partida, eles nem sempre são precisos. Outro método é escolher um objetivo, como por exemplo uma quantidade de carboidratos entre 15-50g/dia (20g é um bom ponto de partida), definir suas necessidades de proteína (1,5 1,75 g de proteína por quilo de peso corporal é o ideal), e preencher o resto de suas calorias com gordura.


Eu preciso contar calorias?
Em muitos casos, a dieta cetogênica irá ajudá-lo a reduzir sua ingestão calórica naturalmente. Algumas pessoas não contam calorias, enquanto outros fazem, é realmente uma decisão pessoal. Mas se você não está contando calorias e perceber que não está perdendo peso, então considere começar um rastreamento.


O que acontece quando o meu corpo se adapta?
Quando você começa a se adaptar à cetose, seu corpo vai começar a esgotar suas reservas de glicogênio. Seu corpo normalmente é treinado para usar esta fonte de energia barata e rápida de fácil processo, e precisa de algum tempo para se acostumar a queimar a gordura como fonte primária de combustível. Para ser franco, você pode se sentir um lixo nesse período de adaptação.


Você pode sentir náuseas, dores de cabeça, tonturas, confusão mental e outros sintomas gripais. Este fenómeno é muitas vezes chamado de "ceto-flu" ou "carb-gripe". Muitas vezes, este é o resultado de seus eletrólitos sendo expelidos junto com a água. Se você comer uma canja ou beliscar um pouco de geléia de fruta com pasta de amendoin (ambos com baixa quantidade de carboidratos) você pode reabastecer seus eletrólitos e aliviar esses sintomas. Também é extremamente importante beber muita água! A ingestão de água irá mantê-lo hidratado e vai ajudar a eliminar o excesso de cetonas.

Este processo de adaptação total leva cerca de uma semana e meia para acontecer. Durante esse tempo, você pode continuar fazendo exercícios ou você pode até começar uma nova atividade física. Você pode achar que você não tem tanta resistência e força, e isso é normal. Quando estiver totalmente 'ceto-adaptado', seu corpo vai ser treinado para operar a gordura como fonte primária de combustível, e você vai ver uma melhoria em seus níveis de energia. Muitos ainda relatam ter mais energia, e os níveis de energia mais estáveis, enquanto em cetose.

Como posso garantir que eu estou em cetose?
Alguns sinais de cetose podem ser: um gosto estranho na boca, urina com cheiro diferente e uma sede absurdamente fora do normal. Mas se você comer 20g de carboidratos por dia, durante pelo menos 3 dias, você provavelmente entrará em cetose.


Eu não acho que eu posso desistir carboidratos!
Depois de superar o martírio inicial de desejos por carboidratos (no meu caso, por açúcar), eles vão embora! Depois da adaptação, a cetose vai estabilizar o açúcar no seu sangue, mas também irá estabilizar a sua fome e os desejos. E você começará a ficar mais sensível à quantidade de açúcar nos alimentos. Itens como cenoura e chocolate escuro terão gosto mais doce para você. Quanto mais tempo você ficar em cetose e o mais rigoroso você for, menos você vai perder carboidratos. Carboidratos e açúcar são realmente viciantes, e como qualquer outra pessoa tentando quebrar um vício, é o melhor método para cortar a fonte do problema.


 


Meu médico me orientou a fazer a dieta cetogênica de maneira sazonal: costumo começar fazendo por 2 semanas, paro por mais duas, depois faço por 3 semanas, paro por mais 2, e depois faço por um mês, e assim sucessivamente. Mas como sou muito formiguinha, quero me dar a liberdade de parar por um tempo e voltar a consumir carboidratos. Infelizmente isso pode resultar na volta do peso perdido, por isso é importante ser disciplinado.

Além disso, meu médico disse que deixar de consumir totalmente carboidratos e aumentar drasticamente o consumo de gordura pode não ser saudável para muitas pessoas e ele não recomenda adotar a dieta como estilo de vida. Então é preciso conhecer seu organismo e sempre acompanhar sua dieta com seu médico para ver se ela será realmente saudável.

Alguns sites interessantes com receitas cetogênicas:


·         Ibreatheimhungry
·         Eating Keto
·         Caveman_keto
·         DontYouDare
·         tiffnk
·         Noxrazi
·         ChemberlyDR
·         JSaltsea
·         CavemanKeto
·         TVlifer
·         Theketocooking

domingo, 24 de julho de 2011

Minha experiência em um dos últimos shows da Amy Winehouse

10 de janeiro de 2011, HSBC Arena, Rio de Janeiro. Cheguei ao show sabendo que haveria escândalos. Já esperava q o show fosse ser uma bagunça e que ela podia cair dura no meio e tudo... mas não esperava que fosse ser tão ruim.

O que salvou a noite foi o show de abertura. A Janelle Monae é MUITO boa. O instrumental e a voz... as performances... tudo executado com perfeição!

A Amy Winehouse entrou no palco com mais de 2 horas de atraso, segurando um copo com conteúdo suspeito e andando meio torta. Cantou uma música com a voz fraca e sem nenhum alcance. Além disso, esqueceu grande parte da letra. A segunda foi "Back to Black", na qual ela soltou o vozerão. Mas foi a única. Depois disso ela voltou pro palco com uma garrafa de Skol totalmente tonta. Andando meia torta, ela começou a (tentar) cantar uma música nova e a voz começou a sumir. (Como assim ela bebe algo com gás antes de cantar??? Não podia beber uma vodka, um wisky, sei lá?) Depois disso ela tentou cantar outras duas músicas lentas mas ela esquecia a letra, ficava rindo sozinha olhando pro alto, com crises de autismo ou sabe lá Deus o que mais.

Por fim ela sumiu denovo... o back vocal dela começou a cantar. Ele terminou, o instrumental começou a tocar o instrumental de Valerie. Acho q era pra ela voltar pro palco e nada aconteceu. O back vocal, que havia saído do palco, voltou e começou a apresentar a banda, e cantou outra música. Daí ela surgiu no palco esfregando o nariz e passando o dedo na gengiva. Acho q não era rinite... 



Tropeçando nos próprios pés, Amy tentou cantar Rehab, mas a voz dela não alcançava as notas. O back cantou mais que ela. Daí ela sumiu do nada e o back cantou mais uma música sozinho e do nada, falaram "Thank u Rio!" e saíram. Luzes acenderam e meus amigos começaram a comentar coisas como: "Estranho fazerem intervalo agora né?" e eu: "Eu acho q isso foi o fim do show".

Resumo: O show da Amy foi de 45min e ela cantou 6 músicas. O back cantou 4. O show dela devia ter 17 músicas. E a Janele Monae cantou por volta de 15 músicas de 8h30 até as 10h. Foi realmente a sensação da noite.

Lembro que saí do HSBC Arena brincando que tinha esperança de que, se ela morresse naquela noite, eu pudesse ao menos dizer que fui ao último show da Amy Winehouse. 



Mas a morte é algo triste. Sempre. É ainda mais lamentável ver alguém mentalmente instável, lidando com algo complexo como a FAMA e se deixando levar pelo alcoolismo e as drogas. Conheço casos de perto de pessoas que querem se livrar mas não têm condições, e acima de tudo, não têm apoio. Talvez tenha faltado um apoio para Amy se salvar... ninguém pode afirmar agora. A questão nos leva a refletir sobre a doença do vício, e como ela é corrosiva em qualquer circunstância. Minhas orações para a família e sinceros amigos e fãs da cantora.


Amy Winehouse deixou uma imensa sensação de talento desperdiçado, de potencial nunca explorado e, acima de tudo, de um exemplo a nunca ser seguido. Que a nova geração de artistas aprenda isso. 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Filmes de Animação: lista das melhores animações infantis e adultas

Veja abaixo a lista das melhores animações de todos os tempos, por ordem das mais bem avaliadas pelos críticos:

Fonte: Rotten Tomatoes

01. Toy Story 2 (1999) 
02. Toy Story (1995)
03. Pinocchio (1940)
04. Sita Sings the Blues (2008) - Sita canta o blues
05. Wallace and Gromit in the Wrong Trousers (1993) - Wallace & Gromit: As Calças Erradas
06. Kiki's Delivery Service (1989) - O Serviço de Entregas da Kiki
07. How the Grinch Stole Christmas (1965) - O Grinch
08. Toy Story 3 (2010)
09. Finding Nemo (2003) - Procurando Nemo
10. The Wizard of Oz (1939) - O Mágico de Oz
11. Up (2009) - Altas Aventuras
12. How to Train Your Dragon (2010) - Como Treinar Seu Dragão
13. Who Framed Roger Rabbit (1988) - Uma Cilada Para Roger Rabbit
14. Snow White and the Seven Dwarfs (1937) - Branca de Neve e os Sete Anões
15. The Incredibles (2004) - Os Incríveis
16. Spirited Away (2001) - A Viagem de Chihiro
17. Chicken Run (2000) - A Fuga das Galinhas
18. The Iron Giant (1999) - O Gigante de Ferro
19. 101 Dalmatians (1961) - 101 Dálmatas
20. Dumbo (1941)
21. Hotaru no haka (Grave of the Fireflies) (1988) - Túmulo dos Vagalumes
22. Cinderella (1950)

23. WALL-E (2008)
24. Ratatouille (2007)
25. Monsters, Inc. (2012)
26. Persepolis (2007)
27. Waltz with Bashir (2008) - Valsa com Bashir
28. The Nightmare Before Christmas (1993) - O Estranho Mundo de Jack
29. Fantasia (1940)
30. Yellow Submarine (2012)
31. Kirikou and the Sorceress (1998)
32. Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit (2005) - Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais
33. Antz (1998) - Formiguinhaz
34. Mary and Max (2009)
35. The Triplets of Belleville (2003) - Bicicletas de Belleville
36. The Secret World of Arrietty (2012) - O Mundo dos Pequeninos
37. Princess Mononoke (Mononoke-hime) (1999) - Princesa Mononoke

38. Tokyo Godfathers (2003)
39. Ghost in the Shell (1996) - O Fantasma do Futuro
40. Fantastic Mr. Fox (2009)
41. James and the Giant Peach (1996)
42. Mask (1985)
43. Ponyo (2008)
44. Beauty and the Beast (1991) - A Bela e a Fera
45. A Bug's Life (1998) - Vida de Inseto
46. Aladdin (1992)
47. Millennium Actress (Sennen joyû) (2001)
48. My Neighbor Totoro (1988) - Meu Amigo Totoro
49. Arthur Christmas (2011) - 
Operação Presente
50. The Secret of Kells (2009)

51. Bambi (1942)
52. The Simpsons Movie (2007)
53. Tangled (2010) - Enrolados
54. Winnie the Pooh (2011) - Ursinho Pooh
55. The Illusionist (L'illusionniste) (2010)
56. The Lion King (1994) - O Rei Leão

57. Coraline (2009)
58. ParaNorman (2012)
59. Akira (1988)
60. Anastasia (1997)

Fiz uma seleção também das melhores animações exibidas no Anima Mundi 2013.
Clique aqui e assista online.
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